Cineclube de Faro regressa à atividade com “Prazer, Camaradas!”

Cineclube de Faro comemora hoje 65º aniversário

O Cineclube de Faro vai retomar hoje, dia 23 de Abril, a partir das 19h30, a atividade com a exibição do filme “Prazer, Camaradas!”, no Club Farense. O regresso, no âmbito das comemorações do 25 de Abril, faz-se no dia em que a coletividade celebra o 65º aniversário.

O regresso «é celebrado entre nós e com todos os nossos sócios e amigos, de forma saudosa, ansiosa, porém cautelosa», diz o Cineclube.

A antestreia de “Prazer, Camaradas!” vai contar com a presença do seu realizador José Filipe Costa.

O filme retrata o pós-revolução do 25 de Abril, «num jogo lúdico» onde é proposto a atores não profissionais que «dramatizem as memórias de uma revolução que não foi apenas política, mas também sexual e de costumes», diz o realizador.

Tendo algumas cenas improvisadas, a obra «confronta as ideias e comportamentos de estrangeiros e portugueses sobre a intimidade e a vivência da sexualidade», num pedido por parte do realizador para que os atores «dramatizassem as cenas em vez de as reconstituírem como factos do passado».

Já no dia 25 de Abril, às 10h30, o Cineclube vai exibir sete curtas metragens internacionais de animação sobre o tema “A Liberdade Traz Responsabilidade”, também no Club Farense.

Quanto ao regresso à atividade em pleno «está ainda dependente de pormenores, de constrangimentos, autorizações que nos apertam no peito e nos adiam a tão ambicionada retoma, deixando um nó na garganta», realça a coletividade.

Por enquanto, este regresso está limitado às comemorações do 25 de Abril, mas o Cineclube de Faro tem «os olhos postos no futuro como espaço de afirmação da fraternidade, igualdade, liberdade, humanismo, solidariedade, da cultura e do cinema».


Veja o trailer de “Prazer, Camaradas!”:

 



Comentários

pub