Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A rede nacional de laboratórios, criada formalmente esta segunda-feira,12 de Abril, e coordenada pelo Algarve Biomedical Center,tem como objetivo principal «colaborar na procura e aplicação de soluções para situações de emergência e riscos de saúde pública».

A rede pretende ainda colocar a ciência e a investigação ao serviço das necessidades do país.

«A necessidade de adquirir e desenvolver competências para responder a uma necessidade da população levou à criação de uma rede colaborativa entre os laboratórios científicos portugueses», diz a assessoria de imprensa desta nova rede.

recrutamento zoomarine 2025

Esta rede inclui 23 laboratórios científicos, com capacidade de rastreio regular, entre outros, à SARS-CoV-2, tendo realizado no último ano cerca de 950 mil testes virais (com base na tecnologia PCR).

Representa cerca de 10% do total dos testes realizados em Portugal no último ano e registado no sistema SINAVE.

Destes, 306 mil (30%) foram realizados no âmbito do programa promovido pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social para utentes e técnicos dos lares da segurança social.

A rede colaborativa é formalizada «um ano depois» do início da pandemia, «tendo os laboratórios científicos desempenhado um papel fundamental no combate à pandemia, respondendo a todos os desafios colocados, designadamente à disponibilização de soluções de testagem aos mais vulneráveis, procurando prevenir a propagação do contágio».

O protocolo foi assinado na passada segunda-feira, 12 de Abril, com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Manuel Heitor e a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social Ana Mendes Godinho.

 



recrutamento zoomarine 2025

Também poderá gostar

Sul Informação - Fernando Araújo: Listas de espera no SNS aumentaram porque procura cresceu mais de 20%

Antigo Centro de Saúde de Loulé vai ter obras

Sul Informação - Loulé cria bolsa de 200 mil euros para atrair médicos ao novo Centro de Saúde Universitário

Loulé cria bolsa de 200 mil euros para atrair médicos ao novo Centro de Saúde Universitário

Sul Informação - Aljezur vai dar sangue

«Precisamos de dadores regulares»: ULS Algarve apela à dádiva de sangue para o Verão