Risco de incêndio aumenta já a partir de hoje e até quarta-feira

Devido à previsão de aumento da temperatura e de diminuição da humidade

Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para o aumento do risco de incêndios rurais já a partir de hoje, dia 27, sábado, e até à próxima quarta-feira, dia 31.

Em causa está a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera que,  para as próximas 72 horas, prevê «um quadro meteorológico de tempo seco, com aumento gradual dos valores de temperatura máxima e vento de quadrante Leste», segundo ao ANEPC.

Ao mesmo tempo, a humidade relativa será baixa durante a tarde. Já o vento, será «moderado a forte até 40 km/h durante a noite e manhã nas terras altas».

O IPMA prevê ainda a «subida da temperatura nos dias 27 e 28 Março, com acentuada amplitude térmica, devendo manter-se até ao dia 1 Abril».

«Este cenário meteorológico traduz-se num aumento dos índices de risco de incêndio até à próxima quarta-feira, dia 31 de Março, com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios», resumiu esta autoridade.

Desta forma, a Proteção Civil aconselha a cuidados redobrados, nomeadamente na realização de queimadas, que deverão ser devidamente autorizadas e acompanhadas pelas autarquias locais.

 



Comentários

pub