Programa de Apoio ao Arrendamento de Lagoa atribui valor recorde em 2021

Desde o início do programa, entre 2009 e 2020, foram atribuídos cerca de 800 mil euros em apoios

Ferragudo – Elisabete Rodrigues|Foto de Arquivo

A Câmara de Lagoa espera ultrapassar este ano os 100 mil euros de subsídios no Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento. Só nos primeiros meses do ano foram já atribuídos 13.800 euros, o que faz a autarquia acreditar que atribuirá, em 2021, o valor mais elevado de apoios desde a criação do programa, há 11 anos.

Fonte da autarquia lagoense explicou ao Sul Informação que o «valor máximo atribuído num ano foi de 100 mil euros», sendo que «se o número de pedidos registados até ao momento se mantiver, estimamos conceder entre os 100 mil e os 130 mil euros durante o ano de 2021.

Desde o início do programa, entre 2009 e 2020, foram atribuídos cerca de 800 mil euros em apoios.

«Nos primeiros anos, os valores atribuídos eram mais reduzidos», mas, em 2015, houve uma reformulação do programa, que fez com que ganhasse «outra dinâmica, tendo as verbas atribuídas vindo aumentar desde daí», acrescentou a mesma fonte.

Esta reformulação, realça a Câmara de Lagoa em nota enviada às redações, permitiu «oferecer maior consistência na resposta às famílias lagoenses».

O Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento prevê dois tipos de resposta a munícipes residentes em Lagoa, que se encontrem em situação de carência comprovada.

«A primeira forma de resposta é a atribuição de um subsídio mensal ao arrendamento, durante um período de 12 meses; a segunda prevê o pagamento de rendas que se encontrem em atraso, até um máximo de 1.200 euros por cada candidatura», enquadra a autarquia.

O presidente da Câmara Luís Encarnação realça por seu lado que, «através da sua ação social, o Município de Lagoa disponibiliza um leque de programas de apoio à população que se têm revelado fundamentais no apoio às famílias, e mesmo determinantes durante este período pandémico».

Além do Programa de Apoio ao Arrendamento, a autarquia lagoense também tem implementados o Programa de Incentivo à Natalidade, o Fundo de Emergência Social, as Bolsas de Estudo para estudantes de Ensino Superior, o Cartão LagoaSocial, ou as respostas dos Gabinetes de intervenção social e comunitária.

 

 



Comentários

pub