Ministra apela para cumprimento de medidas e reitera confiança na vacinas

«As vacinas são seguras. Têm, como qualquer medicamento, um contexto de indicações e restrições e os países têm de as seguir»

A ministra da Saúde voltou a apelar para o cumprimento das medidas de prevenção contra a Covid-19, sublinhando que a mobilidade está a aumentar e o teletrabalho a diminuir, reiterando a confiança nas vacinas.

Em declarações após a reunião de especialistas que hoje decorreu no Infarmed, Marta Temido lembrou que, não obstante o processo de desconfinamento ter começado há menos de 15 dias e estar ainda na primeira fase, a mobilidade está a aumentar e há uma menor utilização do teletrabalho.

Marta Temido insistiu para que, sempre que possível, se continue a optar «pelo teletrabalho e pela restrição dos contactos sociais ao mínimo indispensável».

«O vírus continua a estar presente no espaço europeu», afirmou, frisando que, por isso, não podem ser aliviadas as medidas de prevenção.

Questionada sobre a paragem na vacinação com a vacina da AstraZeneca, a ministra sublinhou que se tratou de «uma pausa» e não de «uma suspensão», reiterando a confiança nas vacinas.

«Qualquer vacina, ou qualquer medicamento, passa por uma avaliação da agência europeia do medicamento [EMA] que tem décadas de trabalho confiável e transparente», afirmou a governante, lembrando que o que Portugal fez foi seguir as recomendações da EMA.

«As vacinas são seguras. Têm, como qualquer medicamento, um contexto de indicações e restrições e os países têm de as seguir», afirmou.

Em relação à vacina da AstraZeneca, a ministra explicou que Portugal teve inicialmente uma restrição etária, apenas enquanto aguardava mais estudos, tendo depois passado a aplicar também a vacina ao grupo etário acima dos 65 anos.

«Depois, enquanto a EMA fazia uma avaliação complementar fizemos uma pausa no processo. A informação foi depois conhecida, a agência europeia do medicamento disse que os benefícios desta vacina superam os riscos e que as eventuais ocorrências em pessoas vacinadas – a terem correlação causal, o que ainda não está confirmado – são raras no contexto dos milhões de vacinados, chamando a atenção para os profissionais de saúde e as próprias pessoas estarem atentos, como devem estar atentos à toma e efeito de qualquer medicamento», explicou.

«O processo não foi suspenso. Foi posto em pausa. Há uma diferença de conteúdo», insistiu.

A governante disse ainda que o plano é agora recuperar os dias de atraso na administração, frisando: «naturalmente que acreditamos que a melhor forma de ganhar credibilidade é comunicar com transparência», disse.

Quanto à situação epidemiológica, a ministra disse que se mantém estável, com tendência decrescente no número novos casos, nos internamentos e na letalidade e sublinhou que «não há inquéritos epidemiológicos em atraso».

A governante chamou ainda a atenção para o contexto europeu, com vários países com uma incidência elevada e riscos efetivos de transmissão elevados, o que considerou «adverso e preocupante».

«Tendo em conta o contexto europeu, relativamente ao qual Portugal está em contraciclo, com o risco efetivo [de transmissibilidade] a aumentar, ainda que a níveis abaixo de 1 e num contexto de prevalência da variante inglesa de 70%, deveremos manter atenção elevada e especial precaução relativamente à forma como abordamos as próximas semanas», afirmou.

Marta Temido disse ainda que o importante é manter risco efetivo de transmissão e os níveis incidência controlados: «se não acontecer. corremos o risco de não andar para afrente ou de ter de voltar para trás», avisou.

«Esperamos conseguir manter níveis de risco de transmissão e, sobretudo, de incidência que permitam continuar a progredir, mas temos de estar atentos e isso envolve todos», concluiu.

Comentários

pub