Marcelo diz que «é muito provável» que estado de emergência se prolongue até Maio

Presidente falou no final de uma visita à Escola Básica Parque Silva Porto, em Benfica

Foto: Arlindo Homem

O Presidente da República afirmou hoje, 22 de Março, que irá renovar mais uma vez o estado de emergência e considerou muito provável que este quadro legal se prolongue até Maio, enquanto ainda houver atividades encerradas, porque legitima as restrições.

«Havendo um plano de desconfinamento até Maio quer dizer que há atividades confinadas parcialmente até Maio. E, portanto, é muito provável que haja estado de emergência a acompanhar essa realidade, porque o estado de emergência legitima aquilo que, com maior ou menor extensão, são restrições na vida dos portugueses», declarou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, em Lisboa.

O Presidente da República, que falava no final de uma visita à Escola Básica Parque Silva Porto, em Benfica, deu como certa a renovação deste quadro legal durante esta semana: «eu decretarei a renovação do estado de emergência e falarei depois ao país».

O diploma «será sensivelmente igual ao decreto anterior», adiantou Marcelo Rebelo de Sousa.

Antes, o chefe de Estado referiu que na terça-feira de manhã haverá nova sessão com especialistas sobre a evolução da covid-19 em Portugal e que nessa tarde começará a ouvir os partidos com assento parlamentar, até quarta-feira, sobre a renovação do estado de emergência.

 



Comentários

pub