Lotas do Algarve e Alentejo dão pescado a quem precisa durante a pandemia

Ao todo, já foram doadas 18 toneladas de pescado, proveniente de 13 lotas de todo o país

Foto: Docapesca

A Docapesca doou nos últimos dez meses 18 toneladas de pescado proveniente de 13 lotas portuguesas, entre as quais as de Sagres, Rio Arade, Quarteira e Olhão, no Algarve e a de Sines, no Alentejo.

A doação de pescado começou a ser feita em Maio passado, na sequência da chegada da pandemia a Portugal, em articulação com as Juntas de Freguesias das comunidades onde as lotas se inserem, «para apoio aos programas locais de ajuda às famílias carenciadas», segundo a Docapesca.

«No presente ano, o programa acordado com as juntas de freguesia contemplou um aumento da quantidade de pescado doado semanalmente, de 100 quilos para 200 quilos por lota», acrescentou a empresa pública.

Ao todo, são 13 as lotas de Norte a Sul do país que contribuem para este esforço. Além das cinco do Algarve e do Alentejo, associaram-se à iniciativa as lotas de Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Matosinhos, Aveiro, Figueira da Foz, Nazaré, Peniche e Sesimbra.

«Esta iniciativa insere-se na vertente social da campanha de promoção do pescado nacional – CCL – Comprovativo de Compra em Lota, o selo que garante que o pescado é capturado exclusivamente por embarcações nacionais em águas portuguesas», concluiu a Docapesca.

 

 



Comentários

pub