Covid-19: Vacina da AstraZeneca é segura e não é responsável por coágulos

Agência Europeia do Medicamento (EMA) veio hoje a público garantir que a vacina é eficaz

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação – Arquivo

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) assegurou hoje que a vacina da AstraZeneca contra a covid-19 «é segura e eficaz», não estando também associada aos casos de coágulos sanguíneos detetados, que levaram à suspensão do seu uso.

«O Comité de Avaliação dos Riscos em Farmacovigilância chegou a uma clara conclusão na investigação dos casos de coágulos sanguíneos: esta é uma vacina segura e eficaz», declarou a diretora executiva EMA Emer Cooke, falando em conferência de imprensa.

Depois de uma investigação nos últimos dias dos especialistas do regulador europeu, Emer Cooke garantiu que a administração da vacina da AstraZeneca «não está associada a um aumento do risco de eventos tromboembólicos responsáveis pelos coágulos sanguíneos» nalguns dos vacinados com este fármaco.

A posição surge depois de nos últimos dias vários países europeus, incluindo Portugal, terem decidido por precaução suspender a administração da vacina da AstraZeneca após relatos de aparecimento de coágulos sanguíneos e da morte de pessoas inoculadas com este fármaco.

 

 



Comentários

pub