Morreu o professor universitário Carlos Cano Vieira

Carlos Cano Vieira nasceu em Lima, no Peru, mas naturalizou-se português em 1997

O professor universitário Carlos Lopez Cano Vieira morreu este sábado, aos 72 anos, vítima de Covid-19. Carlos Cano Vieira, que nasceu no Peru, mas naturalizou-se português em 1997, foi docente da Universidade do Algarve entre 1999 e 2018 e era atualmente professor do ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, onde residia.

Carlos Cano Vieira licenciou-se em 1974 em administração de empresas através do Programa de Ciências Sociais e Administrativas da Universidade Nacional Federico Villarreal de Lima, Peru.

Em 2009, recebeu o Prémio Presidencial de Excelência no Empreendedorismo pela Hispanic Chamber of Commerce of New Jersey (Estados Unidos da América) e no ano seguinte foi-lhe entregue o Grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade Inca Garcilaso de la Vega do Peru.

Foi docente de Gestão Estratégica, Teoria Organizacional e Empreendedorismo na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) e nos mestrados da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. Foi ainda docente convidado na Universidade de Lehigh nos Estados Unidos no Programa Internacional da Global Village.

Carlos Cano Vieira foi ainda Coordenador Científico do Projeto “Ativar Tavira”, em coordenação com o New Jersey Institute of Technology, com o objetivo de criar uma Business Incubator em Tavira.

Foi conferencista nas principais universidades mundiais, bem como em diversos eventos de referência promovidos por entidades governamentais de vários países e grandes grupos empresariais.

Em nota publicada nas redes sociais, o ISMAT, onde dava atualmente aulas, lembra Cano Vieira como um «professor, um mestre e um amigo».

 



Comentários

pub