Mais três escolas de Olhão vão ser livres de amianto

Trabalhos devem ficar concluídos até final de Julho

As escolas EB 2,3 João da Rosa, Dr. João Lúcio e Dr. Alberto Iria, em Olhão, vão ser livres de amianto, depois de o Município de Olhão ter visto aprovadas as candidaturas para a remoção das telhas feitas com este material nestes estabelecimentos de ensino.

Segundo explica a Câmara de Olhão, este é um «um investimento de cerca de 480 mil euros, financiado na sua quase totalidade – o Município assumiu os projetos de arquitetura – por fundos comunitários do Plano de Estabilização Económica e Social».

A autarquia adianta que «as intervenções de remoção das telhas de amianto avançam no terreno brevemente, devendo o processo ficar concluído até final de Julho».

Para que o concelho de Olhão se torne num concelho livre de amianto na totalidade das suas escolas, «fica a faltar apenas a EB2,3 Professor Paula Nogueira, cujo investimento, por ser avultado, aguarda financiamento».

A Câmara de Olhão explica que «o amianto é uma fibra natural que suporta a altas temperaturas sem arder, durável e flexível. Tem ainda boas propriedades isolantes e muita resistência a ácidos e bactérias, para além do baixo preço, pelo que foi amplamente utilizada na construção civil entre os anos 1960 e 1990».

No entanto, desde 2005, a União Europeia proibiu o uso de amianto, devido ao risco para a saúde, provocado, sobretudo, pela inalação de fibras libertadas para o ar.

 



Comentários

pub