Mais de 7 mil polícias e guardas e 11 mil bombeiros já foram vacinados contra a Covid-19

Forças de segurança e bombeiros estão a ser vacinados nos centros de saúde

Foto: Hugo Rodrigues|Sul Informação

Mais de 7 mil elementos das forças de segurança e mais de 11 mil bombeiros já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, anunciou, esta sexta-feira, o Ministério da Administração Interna (MAI).

Segundo o MAI, «o processo de vacinação de 15 mil bombeiros teve início no passado dia 11 de Fevereiro e foram já vacinados 11.061 bombeiros».

O ministério de Eduardo Cabrita realça que «os bombeiros, dada a dimensão operacional do transporte pré-hospitalar que executam, desempenham uma função essencial do Estado e por isso estão a ser vacinados ao longo de duas semanas. A ordem de vacinação destes bombeiros foi definida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil com base em critérios operacionais e abrange o universo de voluntários, sapadores e municipais».

Já a vacinação dos elementos das Forças de Segurança – 10 mil da Guarda Nacional Republicana (GNR) e 10 mil da Polícia de Segurança Pública (PSP) – teve início no passado sábado, dia 13 de Fevereiro, e prolonga-se por quatro semanas.

Até ao final do dia de ontem, segundo o MAI, já tinham sido vacinados 3.418 elementos da GNR e 3.638 elementos da PSP.

«O planeamento deste processo de vacinação foi elaborado de forma articulada entre a GNR e a PSP, coordenado pelo Ministério da Administração Interna», esclarece a tutela.

Em relação à o ordem dos elementos a vacinar, esta «foi definida pela GNR e pela PSP, com base em critérios operacionais – priorizando militares e agentes na linha da frente e mais expostos aos riscos do coronavírus – e também critérios de saúde – com prioridade a elementos que sofrem das comorbilidades/patologias listadas pela Direção Geral de Saúde».

O MAI dá como exemplo de coordenação entre GNR e PSP, «e de forma a aliviar a pressão sobre os serviços de saúde na região de Lisboa e Vale do Tejo», o centro de vacinação conjunta para guardas e polícias desta área, montado nas instalações da GNR no Quartel de Conde de Lippe, na Ajuda, em Lisboa.

Neste centro, segundo o MAI, foram já vacinados até ontem mais de 3.500 elementos da GNR e da PSP.

A vacinação dos militares e agentes das outras regiões do país está a ser efetuada nos centros de saúde.

 



Comentários

pub