Vila do Bispo assinala Dia do Município com documentário e três webinars

Um documentário, uma missa e três webinars. Estas são as iniciativas com que Vila do Bispo vai assinalar, de 20 […]

Um documentário, uma missa e três webinars. Estas são as iniciativas com que Vila do Bispo vai assinalar, de 20 a 23 de Janeiro, o seu Feriado Municipal, apostando em eventos online. 

Das várias iniciativas agendadas, um dos destaques é o documentário “Do Cabo Sagrado ao Cabo de São Vicente” que será transmito em direto, no dia 22, às 21h00, no Facebook e Youtube do município.

Ao longo de cerca de 30 minutos será abordada toda a história das manifestações de religiosidade do Homem no território que compõem o atual concelho de Vila do Bispo.

A narrativa inicia-se na Pré-História, percorre os testemunhos dos antigos Gregos e Romanos, analisa o culto de São Vicente até aos nossos dias, evocando todos os que aqui vêm para contemplar as expressões da Natureza ao longo das falésias de Sagres.

Enquadrado com imagens e tendo por cenários o Menir do Padrão, o Promontório de Sagres, o Forte do Beliche, o Cabo de São Vicente e a Igreja Matriz de Vila do Bispo, este projeto, da responsabilidade da Câmara Municipal, «procura chamar a atenção para a importância do passado e das suas heranças que chegaram até aos nossos dias», diz a Câmara de Vila do Bispo.

Da programação faz ainda parte, a celebração da Eucaristia no dia 22 de Janeiro, pàs 15h30, na Igreja Matriz de Vila do Bispo, que será transmitida em direto no Facebook e no Youtube do Município.

Além disto, haverá três Webinares com os temas “Plantas ameaçadas de extinção – A Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal”, “Vila do Bispo: Um território sagrado” e “Origins#1” nos dias 20, 22 e 23, respetivamente.

Estas iniciativas irão decorrer na plataforma Zoom, e os interessados em participar deverão inscrever-se através deste link.

Programação:

20 de Janeiro
21h00 – Webinar “Plantas Ameaçadas de Extinção – Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental” *
Interveniente: André Carapeto (Biólogo – Sociedade Portuguesa de Botânica)
Duração: 1h15

22 de Janeiro | Feriado Municipal
9h00 – Hastear da Bandeira – Hino Nacional (flautista Maja Raciborska)
> Largo do Município – (sem público)

15h30 – Celebração da Eucaristia> Igreja Matriz de Vila do Bispo
(reserva de lugares obrigatória – Paróquia de Vila do Bispo)
Transmissão em Direto pelo Facebook e Youtube do Município

21h00 – Documentário “Do Cabo Sagrado ao Cabo de S. Vicente”
Transmissão pelo Facebook e Youtube do Município

21h30 – Webinar – “Vila do Bispo: um Território Sagrado.”
Intervenientes: Padre José Chula (Pároco de Vila do Bispo) | Artur de Jesus (Historiador – C.M.V.B.) Ricardo Soares (Arqueólogo – C.M.V.B.) | Moderador: Tânia Lucas (Gestora Cultural – C.M.V.B.)
Duração: 45 minutos

23 de Janeiro
21h00 – Webinar “Origins#1” Sandy Kilpatrick *
Intervenientes: Sandy Kilpatrick (Músico e compositor)
Tânia Lucas (Gestora Cultural – C.M.V.B.)

 



Comentários

pub