NERA apela a empresas que utilizem apoios do Governo, mesmo que não concordem com eles

«São muitas as empresas da nossa região que correm o sério risco de não conseguir sobreviver à crise», diz o NERA

O NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve apelou, esta terça-feira, em comunicado, às empresas da região que utilizem as medidas de apoio já publicadas pelo Governo, «independentemente da opinião que tenhamos sobre elas».

Para o NERA, «são muitas as empresas da nossa região que correm o sério risco de não conseguir sobreviver à crise, provocando a eliminação de postos de trabalho e pesadas consequências económicas e sociais».

O Algarve «vive uma realidade estrutural mais complexa do que parece e que é muitas vezes pouco tida em conta», acrescenta a associação empresarial.

O NERA lembra que «o Algarve conta com 70.000 empresas (50 mil em nome individual e 20 mil sociedades) que envolvem 170 mil trabalhadores e um volume de negócios de mais de 9 mil milhões de euros (INE 2019)».

Dessas empresas, «cerca de 20% (13.500) são de alojamento e restauração, 15% (11.000) de comércio (grosso e retalho), 10% de agricultura e pescas, 8% de construção, 5% de atividades imobiliárias, 3% de atividades desportivas e culturais, 3% de indústria transformadora e 1,5% de transportes», mas «todos estes setores contribuem direta ou indiretamente, e com peso diferente, para o funcionamento da atividade turística».

Perante a atual crise, considera o NERA, «nós empresários, não podemos ficar parados, vivendo de promessas e ilusões. Temos de agir com urgência», sendo que «as nossas empresas confrontam-se neste momento com dois níveis de preocupações: uma imediata, que é a sua sobrevivência, a manutenção dos postos de trabalho e a expetativa de uma retoma. Outra, de médio prazo, que é a perspetiva de continuidade e reforço da atividade».

Para o NERA, «coloca-se uma prioridade imediata: responder aos problemas mais urgentes. Para resolver dificuldades de tesouraria, pagar salários, segurar empregos e outros compromissos inadiáveis».

Para isso, neste momento, realça a associação, «só existe uma via: procurar utilizar as medidas de apoio já publicadas pelo Governo, independentemente da opinião que tenhamos sobre elas».

O NERA diz estar disponível «para colaborar nesta ação, com todas as associações e entidades interessadas» e garante que «vai continuar a lutar por novas medidas adequadas à evolução da situação».

A associação apela ainda a que «os empresários do Algarve se unam numa batalha conjunta para derrotar a pandemia, salvar as empresas e o emprego e apostar na recuperação e no futuro da Economia».

 



Comentários

pub