Hospitais de Faro e Portimão recebem 173 médicos internos

130 vão iniciar a sua Formação Geral e 43 vão efetuar a Formação Especializada

Os hospitais de Faro e Portimão, do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), vão receber 173 novos médicos internos. A receção aos novos profissionais decorreu esta quarta-feira, 6 de Janeiro, em duas sessões presenciais, no Hotel EVA (Faro) e no Portimão Arena.

Do total de internos que o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) recebeu este ano, 130 vão iniciar a sua Formação Geral e 43 vão efetuar a Formação Especializada nas unidades hospitalares de Faro e de Portimão.

Os médicos internos vão ser colocados nas seguintes especialidades: Anestesiologia (2), Cardiologia (1), Cirurgia Geral (3), Doenças Infeciosas (1), Gastrenterologia (2), Ginecologia/Obstetrícia (3), Medicina Física e Reabilitação (2), Medicina Intensiva (3), Medicina Interna (8), Nefrologia (1), Neurologia (1), Oncologia Médica (2), Otorrinolaringologia (1), Patologia Clínica (1), Pediatria Médica (3), Pneumologia (1), Psiquiatria (6), Reumatologia (1), Urologia (1).

Em representação do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve estiveram presentes o vogal executivo Paulo Neves e o diretor Clínico Horácio Guerreiro que salientaram o facto do Algarve já ser uma das regiões mais escolhidas para a formação médica e de estes novos internos serem o futuro do CHUA, instituição onde vão ter oportunidades para demonstrar todo o seu potencial e aprenderem.

Paulo Neves realçou ainda a importância do Centro Hospitalar no panorama regional pelas suas características únicas, nomeadamente pelo facto de integrar um Centro de Medicina Física e de Reabilitação, bem como todos os Serviços de Urgência Básica do Algarve.

 

 

Também o presidente da Administração Regional de Saúde Paulo Morgado marcou presença, destacando a «grande diversidade de serviços e oportunidades para o enriquecimento da formação que [os médicos internos] agora começam, e a importância que estes profissionais têm no futuro do Serviço Nacional de Saúde».

Ana Camacho, diretora do Internato Médico do CHUA, realçou a crescente qualidade dos programas de formação para os jovens internos, destacando o trabalho desenvolvido pelas especialidades clínicas, pelos seus tutores e pela direção do Internato Médico, bem como pela forte ligação da instituição ao mundo universitário, nomeadamente ao Curso de Medicina da Universidade do Algarve através do consórcio entre ambas as intuições, que deu origem ao Algarve Biomedical Center.

A receção contou ainda com a presença de Eunice Capela e Jorge Simões, em representação da Ordem dos Médicos – Região do Sul.

No que respeita à Formação Geral, por forma a aprofundar os seus conhecimentos em diversos contextos clínicos, os internos vão desenvolver a sua formação, de forma tutelada, em diferentes especialidades e serviços nas unidades hospitalares de Faro e Portimão e ainda nos Centros de Saúde da região.

De resto, os Centros de Saúde também vão receber 18 médicos internos da especialidade de Medicina Geral e Familiar colocados nos três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) da ARS Algarve.

 



Comentários

pub