GNR apreende 20 mil cigarros de contrabando em Lagoa e Albufeira

Ação incidiu sobre empresas transportadoras

20 mil cigarros de contrabando foram apreendidos ontem, dia 21, nos concelhos de Lagoa e Albufeira, numa operação do Destacamento de Ação Fiscal (DAF) de Faro da GNR.

A operação, classificada como «ação de prevenção e combate à evasão e fraude tributárias», incidiu sobre empresas transportadoras.

Os militares da Guarda «detetaram duas embalagens sem qualquer documento que as acompanhasse e que continham 1000 maços de cigarros, pronto a ser vendido ao consumidor, verificando ainda que estes não ostentavam a estampilha fiscal exigida para a sua comercialização em território nacional».

Foi constituído arguido o destinatário da mercadoria, um homem de 38 anos, por suspeita de contrafação e introdução irregular no consumo.

Foi ainda apreendido o tabaco, cujo valor comercial ascende a 4500 euros. A GNR salienta que «a sua comercialização ilícita teria causado um prejuízo ao Estado, em sede do Imposto Especial sobre o Consumo do Tabaco (IT) e do Imposto de Valor Acrescentado (IVA), de cerca de 3600 euros».

Comentários

pub