Cerca de 18 mil britânicos já solicitaram troca do título de residência ao abrigo do Acordo de Saída

Em Portugal, residem 34.358 cidadãos nacionais do Reino Unido

Em apenas três semanas, cerca de 18 mil nacionais britânicos a viver em Portugal solicitaram online a troca do atual documento de residência por um novo título que atesta o seu estatuto de residente ao abrigo do Acordo de Saída, através do novo Portal Brexit, lançado no passado dia 14 de Dezembro pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), em colaboração com a Embaixada do Reino Unido em Lisboa.

O novo cartão começará a ser emitido brevemente e confirma o seu estatuto de residente ao abrigo do Acordo de Saída entre a União Europeia e o Reino Unido, garantindo a proteção dos seus direitos findo o período de transição no passado dia 31 de Dezembro.

Até à emissão do cartão, e após submissão do formulário de registo no novo Portal, os nacionais do Reino Unido podem descarregar um comprovativo desse pedido em formato digital – um documento comprovativo com um QR Code –, que pode ser utilizado sempre que viajarem, como comprovativo da sua residência em Portugal.

A partir deste mês, o SEF começará a notificar os nacionais britânicos para agendarem uma deslocação a um posto de atendimento, numa das 20 Câmaras Municipais selecionadas em todo o território nacional, para recolha de dados biométricos a constar no novo título de residência.

Os atuais documentos de residência da União Europeia continuarão a ser aceites até que a nova autorização de residência seja emitida.

De acordo com dados do Relatório de Imigração Fronteiras e Asilo de 2019, residiam em Portugal 34.358 cidadãos nacionais do Reino Unido. Muitos desses cidadãos residem na região algarvia.

 

 

 



Comentários

pub