Uma primeira parte de sentido único, uma segunda bem disputada e um herói: Beto. O Portimonense venceu o Farense por 2-0, no dérbi algarvio da 12ª jornada da I Liga de futebol, disputado esta segunda-feira, 4 de Janeiro, no Estádio Municipal de Portimão.
Com ambas as equipas a necessitarem de pontos, os dois clubes algarvios sabiam que este era um dérbi crucial para fugir aos lugares de despromoção.
A jogar em casa, o Portimonense esteve melhor durante toda a primeira parte. Os alnivegros dominaram completamente a partida, sem permitir que o Farense atacasse. A equipa da capital algarvia acabou mesmo o primeiro tempo sem nenhum remate feito – contra 6 do Portimonense.
Ainda assim, a verdade é que, mesmo com o ascendente no jogo, os comandados de Paulo Sérgio não tiveram uma verdadeira oportunidade de golo. O melhor foi mesmo um cabeceamento de Lucas Possignolo, ao minuto 44, sem grande perigo para a baliza de Defendi.
Já a segunda parte começou de maneira totalmente oposta. O Farense conseguiu mostrar algum futebol, entrando até melhor do que o Portimonense. O jogo ficou mais mexido e com mais interesse.

Aos 53′, Fábio Nunes fez o primeiro remate do Farense, ainda longe da baliza, mas com algum perigo. Três minutos depois, foi Luquinha que, num livre direto, quase surpreendia Defendi – quando todos pensavam que ia sair um cruzamento, o jogador do Portimonense decidiu rematar à baliza e a bola passou perto.
Mas a melhor chance aconteceu aos 61 minutos. Beto ganhou uma dividida com Filipe Melo e, à entrada da área, rematou com muita força, obrigando o guarda-redes do Farense a defender para canto.
O aviso estava dado e, à segunda, Beto não falhou. Estavam jogados 70 minutos quando o ponta de lança dos alvinegros abriu o marcador. Luquinha fintou dois adversários, arrancou pela esquerda e passou para Beto que, dentro da grande área, rematou junto ao poste, sem chances para Defendi. 1-0 para o Portimonense que se adiantava, assim, no dérbi algarvio.
O Farense sentiu o golo sofrido e perdeu o algum ascendente que tinha alcançado. Já o Portimonense, que no cômputo geral foi superior, soube gerir o jogo e ainda marcou mais um, pela grande figura do encontro: Beto.
Aos 90+2′, o avançado desmarcou-se, ficou frente a frente com Defendi e atirou a contar, selando o resultado final. O Portimonense continua a não saber o que é perder, frente ao Farense, em Portimão, em jogos da I Liga.
Com este resultado, o emblema de Portimão saiu da zona de despromoção e saltou para o 15º lugar, com 11 pontos. Já o Farense desceu para o último lugar, com 9 pontos conquistados.
Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!
Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44