Alunos de Olhão fizeram “sessão de mergulho” virtual

Este ano, devido à pandemia por Covid-19, a equipa viu-se obrigada a adaptar o programa

Duas turmas do 10º ano da Escola Secundária Francisco Fernandes Lopes (Olhão) participaram no passado dia 18 de Janeiro no Kids Dive Virtual, realizando uma “sessão de mergulho” virtual.

Este ano, devido à pandemia por Covid-19, a equipa viu-se obrigada a adaptar aquilo que era um programa 100% prático num programa apenas virtual.

Assim sendo, a primeira sessão de mergulho realizou-se com recurso a óculos de realidade virtual 360º,e contou com o acompanhamento de diversos convidados nacionais e internacionais, entre os quais Ricardo Serrão Santos, ministro do Mar, e o apresentador da BBC e explorador da National Geographic Paul Rose.

O projeto tem como objetivos alertar para a urgência de proteger o meio marinho e a biodiversidade, promovendo a sustentabilidade e contribuindo para a formação de uma geração azul mais participativa. Além disto, também pretende abrir a porta do mundo subaquático a crianças e jovens, através de um programa educativo de divulgação de ciência baseado em dois princípios: «aprender fazendo» e «conhecer para preservar».

A presente edição do projeto Kids Dive 2021 envolve um total de nove agrupamentos escolares e cerca de 1300 alunos, distribuídos por Portugal Continental e Ilha da Madeira. O Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes foi convidado a aderir esta iniciativa por convite da Escola Azul, tendo sido a atividade orientada pelo Clube de Ciências Viva.

O Kids Dive é um programa realizado por uma equipa de professores e investigadores universitários maioritariamente do ISPA – Instituto Universitário, integrados no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, com uma implantação de âmbito nacional na medida em que envolve seis instituições de ensino superior portuguesas.

O projeto conta ainda com parceiros de reconhecido valor como é o caso do Oceanário de Lisboa, do Jardim Zoológico de Lisboa, entre outros.

 



Comentários

pub