Águas do Algarve participa em projeto europeu inovador

Projeto decorrerá na ETAR Faro/Olhão

ETAR Faro/Olhão – Foto: Pablo Sabater | Sul Informação – Arquivo

A empresa Águas do Algarve faz parte de um projeto europeu, chamado “Water Mining”, que quer desenvolver tecnologias inovadoras e eficientes do ponto de vista energético para tratamento de águas residuais urbanas e industriais. 

Este projeto também quer desenvolver tecnologias para «a dessalinização da água do mar, promovendo a produção de materiais com valor de mercado a partir dos resíduos formados no tratamento e para a utilização sustentável de fontes alternativas de água», explica a empresa Águas do Algarve.

O projeto tem a duração de quatro anos, decorrendo até 31 de Agosto de 2024, sendo coordenado pela Universidade Técnica de Delft (Holanda) e contando com a participação de 38 parceiros europeus dos setores científico – tecnológico e empresarial, público e privado, provenientes de 12 países.

Trata-se de um dos cinco projetos financiados pela União Europeia ao abrigo do programa Europeu de inovação e investigação H2020.

O projeto tem um orçamento global de 19,1 milhões de euros, cabendo à Águas do Algarve uma fatia de cerca de 110 mil euros, com financiamento em 70% pelo programa H2020 (77.437,50 eiuros).

Segundo explica em nota de imprensa, a Águas do Algarve «participará em diversas ações do projeto, destacando-se os ensaios que serão realizados numa unidade protótipo na ETAR de Faro-Olhão».

O objetivo passa pela «produção de biofertilizante».

«As suas propriedades apontam para que sejam bioestimulantes do crescimento das plantas, com elevado conteúdo em matéria orgânica e nutrientes e elevada retenção de humidade, o que é particularmente benéfico em países com climas mais quentes. Espera-se igualmente que o produto seja dotado de uma estrutura que permita a libertação lenta dos nutrientes, evitando assim a sua lixiviação e maximizando a sua utilização pelas culturas», diz a Águas do Algarve.

«Com o caso de estudo de Faro-Olhão pretende-se demonstrar a tecnologia inovadora que permite a reintrodução no mercado de “produtos verdes”, resultantes do tratamento da água residual na ETAR», acrescenta.

Além do desenvolvimento de tecnologias inovadoras e respetivos ensaios, o projeto contempla a realização de ações direcionadas para o mercado empresarial, em que serão identificadas as várias partes interessadas, tanto a nível político, regulador, técnico – científico como a nível de possíveis utilizadores finais.

O projeto “Water Mining” visa ainda «estabelecer parcerias entre as partes interessadas e definir estratégias e medidas reguladoras para estimular a aplicação das tecnologias inovadoras desenvolvidas no projeto, abordando as falhas existentes ao nível do mercado e da governança».

Esta iniciativa contempla uma série de tecnologias inovadoras a serem implementadas em seis casos de estudos de cinco países da União Europeia (Holanda, Espanha, Chipre, Itália e Portugal).

 



Comentários

pub