Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

100 quilos de pepinos-do-mar (Holothuria edulis), no valor de 3 mil euros, foram apreendidos esta quinta-feira, 14 de Janeiro, em Alvor (Portimão).

No âmbito de uma ação de fiscalização, os militares da Guarda detetaram, junto à Ria de Alvor, dois pescadores que se encontravam a transportar os pepinos-do-mar para um veículo.

Depois, «os militares constataram que houve um excesso de captura desta espécie, uma vez que a sua pesca lúdica não pode exceder os dois quilos».

são brás de alportel

Os suspeitos foram identificados, tendo sido elaborado um auto de contraordenação. Os pepinos-do-mar, por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural.

A GNR relembra, em nota de imprensa, «que os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis».

No caso específico dos pepinos-do-mar são mesmo «um elemento importante para os ecossistemas aquáticos ao reciclarem matéria em decomposição e ao limparem o fundo do mar».

Em 2019, a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (CITES ou Convenção de Washington) incluiu os pepinos-do-mar, pela primeira vez, no seu Apêndice II. Esta lista inclui as espécies que não estão necessariamente ameaçadas de extinção, mas que, poderão vir a estar caso o comércio não seja controlado de perto.

 



são brás de alportel
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Sul Informação - Dois homens detidos em Olhão por sequestro

11 detidos e 67 infrações detetadas em ações de combate à criminalidade em Albufeira

Sul Informação - Detido homem que agredia companheira e que publicou vídeo sexual na Internet

Homem violou jovem de 16 anos que conheceu nas redes sociais mas foi detido em Portimão

Sul Informação - Incêndios: Algarve enfrenta o Verão com duas novas equipas e «conforto» no que toca a meios aéreos

EN2 cortada entre Aljustrel e Castro Verde devido ao incêndio de Aljustrel