Sabe quais são as preocupações ambientais dos portugueses no Natal?

Dados mostram que 9 em cada 10 portugueses fazem reciclagem de embalagens

Utilizar pinheiros artificiais (75%), separar os resíduos dos embrulhos (73%) e não utilizar utensílios descartáveis (71%). Estes são os principais comportamentos ambientais assumidos pelos portugueses durante a época natalícia, revela um estudo promovido pela Sociedade Ponto Verde (SPV), que procurou perceber atitudes e preocupações dos consumidores nacionais quanto às práticas sustentáveis nesta época.

Quando questionados sobre quais os comportamentos ou preocupações que têm nesta época, recusar sacos nas lojas, usar papel reciclado para embrulho e ter preocupação em comprar produtos amigos do ambiente, são aqueles que revelam menos expressão durante esta quadra, com respostas entre os 21% e os 39%.

Os dados mostram que 9 em cada 10 portugueses fazem reciclagem de embalagens, mas sabendo que a época festiva está associada a um aumento do consumo, que se reflete numa maior produção de resíduos, são necessárias preocupações ambientais diferentes no Natal do que no resto do ano.

“Os portugueses estão cada vez mais conscientes da importância de adotarem comportamentos responsáveis face à proteção do ambiente e a relevância da reciclagem enquanto um deles é cada vez mais notada. Este mesmo inquérito mostrou-nos que 89% dos portugueses admite estar mais preocupado hoje em dia com os problemas ambientais do que o que estava há 10 anos atrás e o Natal não é exceção.” refere Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.

Ao longo dos últimos anos a SPV tem desenvolvido campanhas específicas no Natal procurando sensibilizar os portugueses para a importância de também nas épocas festivas existir uma atenção com a proteção do ambiente. Este ano, com o mote “O melhor presente do mundo é um mundo melhor”, a SPV voltou a lançar a sua campanha para a época festiva, evocando em cada um de nós a vontade de partilhar e oferecer um mundo melhor.

“Acreditamos que as campanhas que a SPV tem desenvolvido ao longo do tempo têm contribuído para esta nova consciência e alerta ambiental. O reforço de comunicação no Natal tem como objetivo incentivar à manutenção dos bons hábitos de reciclagem, que devem ter especial importância nesta época”, acrescenta Ana Trigo Morais.

Ao longo do mês de Dezembro, os portugueses têm sido convidados a partilhar nas suas redes sociais o filtro especial criado para esta ação, formando um movimento de celebração de um mundo melhor. Com a reciclagem no centro das atenções, e com o objetivo de facilitar e aumentar a separação nas casas portuguesas neste Natal, por cada partilha, os participantes ganham um conjunto de ecobags. Semanalmente são oferecidos 200 ecobags, num total de 1.000 ao longo de todo o mês no Instagram e Facebook.

 

 


Comentários

pub