Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

O Presidente da República disse hoje que uma possível fusão do SEF e da PSP são “uma matéria da competência do Governo”, escusando-se a fazer comentários, mas adiantou que “o Presidente da República naturalmente acompanha o que o Governo vier a decidir”.

Falando com os jornalistas antes de participar, em São Bartolomeu de Messines, na sessão de encerramento das Comemorações dos 190 Anos do Nascimento de João de Deus, Marcelo Rebelo de Sousa reafirmou que, “se houver necessidade de diplomas legais” o Presidente “tem de promulgar, se não, não tem que promulgar», mas isso “é uma competência do Governo”.

Quanto a uma eventual situação delicada de Eduardo Cabrita no atual Governo de António Costa, o Presidente da República reiterou que o ministro “está e quer manter-se em funções“, realçando que o primeiro ministro mantém nele “a sua confiança total” e que “é essa a situação”.

sessões de cinema de inverno

Marcelo Rebelo de Sousa também não adiantou quais os assuntos debatidos na audiência com o diretor nacional da PSP, que teve lugar este domingo, sublinhando que o “Presidente da República não conta as audiências que tem”.

Ontem, à saída do Palácio de Belém, ao diretor nacional Magina da Silva revelou, em declarações aos jornalistas, que abordou com o Presidente da República a fusão da PSP com o SEF.

Pouco depois das declarações de Magina da Silva, o ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita disse à agência Lusa que a projetada reforma no âmbito do SEF será anunciada “de forma adequada” pelo Governo “e não por um diretor de Polícia”.

Hoje o sindicato dos inspetores do SEF considerou que o Presidente da República “extrapolou as suas competências” ao falar publicamente sobre a reestruturação do SEF e alertou que “os problemas não se resolvem com mudanças de ministros”.

Segundo Acácio Pereira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao falar sobre o SEF, a sua reestruturação e da eventual existência de um problema sistémico naquele órgão de polícia criminal “extrapolou as suas competências”, justificando que talvez tenha sido por causa da questão eleitoral, mas que o SEF e os seus inspetores merecem respeito.

sessões de cinema de inverno
teatro das figuras

Também poderá gostar

epa12090729 Portuguese President Marcelo Rebelo de Sousa (L) casts his vote during early voting day for the legislative elections at a polling station in Vila Real de Santo Antonio, southern Portugal, 11 May 2025. Over 333,000 voters are eligible to participate in early voting, while election day is set for 18 May.  EPA/LUIS FORRA

Podcast Voz da Campanha: Voto antecipado do Presidente Marcelo foi em Vila Real de Santo António

O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar Branco, discursa durante a cerimónia de apresentação dos cumprimentos de Natal da Assembleia da República ao Presidente da República, no Palácio de Belém em Lisboa, 18 de dezembro de 2024. FILIPE AMORIM/LUSA

Apagão: Aguiar-Branco convoca reunião entre partidos e Governo para hoje às 14h00

epa10787915 Pope Francis (C-L) speaks with Portugal's President Marcelo Rebelo de Sousa (C-R) during the farewell ceremony after his participation in the World Youth Day (WYD), at Figo Maduro Air Base, in Lisbon, Portugal, 06 August 2023. The Pontiff is in Portugal on the occasion of World Youth Day (WYD), one of the main events of the Church that gathers the Pope with youngsters from around the world.  EPA/TIAGO PETINGA / POOL

25 Abril: Marcelo elogia vida e obra do Papa Francisco que associa aos valores de Abril