Faro reforça verba para cuidar de animais errantes

Município prevê também esterilizar e vacinar animais da comunidade do Bairro da Horta da Areia

O Município de Faro vai reforçar a verba para o programa de Apoio de Saúde Preventiva a Animais em Risco – Cheque veterinário, para 15 mil euros. Este programa, que prevê a prestação de cuidados a animais errantes, está em vigor desde 2018, resultando de um protocolo entre a autarquia e a Ordem dos Médicos Veterinários (OMV).

Segundo explica a Câmara de Faro, entre os apoios a estes animais em risco inclui-se a vacinação, a desparasitação e a esterilização, bem como outros tratamentos e urgências 24 horas.

O cheque veterinário é dirigido a animais abandonados recolhidos pela autarquia e colónias de gatos “Capturar-Esterilizar-Devolver-CED”.

A autarquia farense realça que «a necessidade de reforço de verba resulta do aumento, no concelho, do número de ocorrências com animais, que carecem de apoio imediato, tendo sido alvo de intervenção, desde Junho deste ano, 65 animais errantes recolhidos na via pública, por questões de atropelamento e ferimentos».

Em simultâneo, prossegue o Município, «foram realizadas diversas intervenções em colónias de gatos, no âmbito do programa CED».

Com o aumento da verba, a autarquia pretende também «intervencionar, em projeto-piloto, os animais da comunidade pertencente ao Bairro Social da Horta da Areia, a nível de esterilização, identificação eletrónica e vacinação anti-rábica, em parceria com a União de Freguesias de Faro, a Fundação António Silva Leal, a Associação Cabana da Meia Noite e a Policia de Segurança Pública, por iniciativa da Comissão
de Proteção Ambiental e de Bem-Estar Animal, da Assembleia Municipal de Faro».

Este programa de apoio consiste na articulação entre os membros da OMV e os municípios aderentes, sob a coordenação da Ordem, de forma a criar uma rede de apoio de cuidados primários médico veterinários para animais em risco.

Destina-se à coordenação da atribuição de cheques veterinários emitidos pelos municípios que irão atribuir aos responsáveis pelos animais em risco, por eles identificados, para utilização nos centros de atendimento médico-veterinários (CAMV) participantes na rede Cheque Veterinário.

 



Comentários

pub