Tito Olívio Henriques agraciado com o Prémio Carreira 2020 da Ordem dos Engenheiros

É referência incontornável do património sociocultural de Faro e do Algarve

Tito Olívio Henriques foi agraciado com o Prémio Carreira 2020 pela Ordem dos Engenheiros. A cerimónia decorreu no passado dia 23 de Outubro, em Faro.

O Prémio Carreira, entregue pelo segundo ano consecutivo, é promovido pela Delegação Distrital de Faro da Ordem dos Engenheiros, com o apoio do Conselho Diretivo da Região Sul daquela organização profissional. Esta iniciativa inseriu-se na comemoração do Dia Distrital do Engenheiro do Algarve.

Este ano, o galardoado foi o engenheiro Tito Olívio Henriques, tendo o diploma sido entregue pelo presidente da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, Luís Machado, e a medalha de honra pelo delegado distrital de Faro, António Morgado André.

Tito Olívio Henriques, nascido em Vila Cova do Covelo (Penalva do Castelo) em 1931, é membro efetivo da Ordem dos Engenheiros há mais de 61 anos e tem um vasto currículo na engenharia, na política, em regime de voluntariado, sendo ainda escritor, pintor e escultor. Em 2011, recebeu a medalha de mérito da Cidade de Faro, grau ouro.

Foi professor do ensino técnico nas Escolas de Silves e de Faro e do ensino liceal no Liceu de Faro. Desempenhou funções de Diretor dos Serviços Regionais da Hidráulica do Guadiana, em Faro, onde vive desde 1963.

A par das outras funções profissionais, dedicou-se à prestação de diversos serviços graciosos, de carácter sociocultural. Foi eleito para diversos cargos associativos, tendo sido dirigente de múltiplos organismos na cidade, entre eles: Cineclube, Sporting Club Farense, Comissão Distrital de Árbitros, Comissão Administrativa do Sport Faro e Benfica, Associação de Xadrez de Faro, Delegação da Cruz Vermelha, Rotary Club de Faro, Direção dos Bombeiros Voluntários, Santa Casa da Misericórdia e vereador na Câmara Municipal, entre 1971 a 1974.

Colaborou, desde os 20 anos, em jornais diários e regionais e publicou 35 livros de poesia e prosa. A sua mais recente obra data de 2011, com o título “O Velho que queria ver o Mar”.

Foi membro da Direção do Instituto D. Francisco Gomes, fundador e editor do jornal “Poetas de Faro” e chefe de redação do jornal “Distrito de Faro”. Possui mais de 100 prémios literários, de Portugal e do Brasil, e é uma referência incontornável do património sociocultural de Faro e do Algarve.

A cerimónia teve início na Delegação Distrital de Faro da OE, com um número reduzido de participantes, face à situação epidemiológica atual.

Seguiu-se um jantar singelo, com apenas 16 elementos, no cumprimento de todas as regras impostas pela DGS. Apesar da distância entre colegas, foi um momento de convívio muito agradável e uma excelente oportunidade para homenagear outro colega.

A Ordem dos Engenheiros faz ainda um agradecimento especial aos proponentes da candidatura – os engenheiros Ilídio Mestre e Bruno Lage – e aos membros do Júri do Prémio Carreira 2020.

 

Entrega do Prémio e a antiga Cédula Profissional de Tito Olívio Henriques

 

 

 



Comentários

pub