“Sustentabilidade dos sistemas alimentares locais” é tema de debate

A moderação será da jornalista Susana Helena de Sousa

“A sustentabilidade dos sistemas alimentares locais” é o tema da próxima iniciativa da série “Diálogos na Região: O que a Europa faz por mim”, a realizar-se no dia 19 de Novembro, na plataforma Zoom. 

Esta série de diálogos, organizados pelo Europe Direct Algarve, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e pela Associação In Loco, são dedicados a divulgar os resultados da política de coesão na região do Algarve.

Por que é que, em contexto de pandemia, a necessidade da existência de Sistemas Alimentares Locais, vivos, participados e sustentáveis, adquiriu um renovado interesse por parte da comunidade? Como podemos complementar e harmonizar as atuais respostas dos Sistemas Produtivos Globais e massificados com os Sistemas Alimentares Locais?

Estas são duas das perguntas que servirão de base ao debate, a que se juntam outras duas.

Na “Estratégia do Prado ao Prato” apresentada em 20 de Maio de 2020, a Comissão Europeia (CE) pretende construir um sistema alimentar sustentável na União Europeia (UE) que salvaguarde a segurança alimentar e proteja as pessoas e o ambiente. Muitas pessoas vêm este objetivo com incredulidade e até desconfiança, face aos históricos da PAC. Como demonstrar que este é um objetivo concreto e real? Quais os elementos-chave e os problemas críticos a ultrapassar para que os Sistemas Alimentares Locais sejam sustentável, tanto do ponto de vista económico como social e ambiental?

O evento pretende ser um espaço de diálogo entre decisores, peritos, organizações da sociedade civil e cidadãos em geral e assinala a Semana Europeia da Redução de Resíduos que se celebra este ano de 21 a 29 Novembro.

Toda a informação sobre o evento será disponibilizada no evento de Facebook aqui. A participação é aberta e o link da sala virtual está já disponibilizado no mesmo link.

A moderação será da jornalista Susana Helena de Sousa.

 



Comentários

pub