Pinheiro e Rosa assinala Dia da Erradicação da Violência contra a Mulher

Iniciativas artísticas vão servir para abalar consciências

A Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, está a assinalar, esta quarta-feira, 25 de Novembro, o Dia da Erradicação da Violência contra a Mulher, com várias iniciativas artísticas.

A partir do trágico número de 30 mulheres mortas às mãos dos seus companheiros, alunas do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde criaram uma instalação com 30 cadeiras, 20 objetos e a sugestão de 10 mandamentos de sobrevivência de uma vítima.

«Cada cadeira contém um objeto/mensagem que se pode tornar num sinal de alarme para todas as mulheres que podem ser subjugadas por um opressor. Daí a criação de 10 mandamentos para lembrar a cada potencial vítima que é sempre possível dizer não. As alunas do 3º ano do mesmo curso irão construir uma exposição evocativa das marcas perenes na mulher que sofre abusos», diz a Pinheiro e Rosa.

Já a turma da opção de Teatro do 12º ano criou um momento teatral, que deu origem a um pequeno vídeo, onde as alunas elencam as várias dores habitadas pelas mulheres ao longo de gerações.

Também alguns alunos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde do 1º e 2º anos irão entrar nas salas de aula do 10º ano e provocar os colegas com um momento teatral que retrata um abuso por parte de um dominador ou uma dominadora.

 



Comentários

pub