Luzes de Natal dão brilho ao comércio local de Portimão

A Câmara de Portimão considera que «a iluminação de Natal é um contributo fundamental para a dinamização do comércio tradicional»

Luzes de 1001 cores dão brilho, em tempos de pandemia, ao natal no comércio de Portimão. Isilda Gomes, presidente da Câmara, visitou, no final da tarde desta sexta-feira, 27 de Novembro, a iluminação natalícia, dando início às celebrações condicionadas.

A autarca teve ocasião para falar com alguns empresários, reforçando «o empenho camarário no apoio à sua atividade económica durante esta crise epidemiológica, nomeadamente com o lançamento da campanha “Eu quero o meu Natal – Eu escolho cumprir”».

Esta campanha tem como principal objetivo «sensibilizar a população para que cumpra as normas sanitárias de combate à pandemia, para que possa usufruir de uma época natalícia com a normalidade possível, ao mesmo tempo que convida as pessoas a comprarem as prendas no comércio local, de forma responsável e segura».

Através de um investimento na ordem dos 75 mil euros, esta estratégia municipal ganha maior relevância quando se verifica uma quebra acentuada no volume dos negócios.

 

 

Para contrariar as perspetivas reservadas em termos de impacto económico, foi pensado um conjunto de iniciativas, entre as quais a distribuição aos consumidores pelos comerciantes de 2500 sacos reutilizáveis, com o logótipo da campanha, bem como a colocação de 130 platibandas à entrada das lojas das principais artérias comerciais da cidade com as frases “Eu quero o meu Natal – Eu escolho cumprir” e “Eu compro no comércio local”.

A Câmara de Portimão considera que «a iluminação de Natal é um contributo fundamental para a dinamização do comércio tradicional nesta época do ano, em que muitas unidades fazem parte substancial da sua faturação».

No entanto, a autarquia reviu toda a sua programação de animação de natal, suprimindo iniciativas como a Pista de Gelo e Aldeia Natal, que, face ao aglomerado de pessoas que por norma provocam, seriam incompatíveis com as exigências de controlo e prevenção à pandemia.

As verbas destes dois projetos foram realocadas a iniciativas de apoio aos empresários que em breve serão apresentadas pela Câmara Municipal de Portimão.

 

 

Quanto às luzes decorativas, estarão acesas até aos Reis e abrangem as três freguesias do concelho, com particular atenção para a Praia da Rocha, a Praça da República e a zona da Praça Manuel Teixeira Gomes, sendo utilizadas lâmpadas de micro leds, caracterizadas pelo baixo consumo energético.

Diversos elementos natalícios, sobretudo a pensar nas crianças, darão outro colorido a alguns dos principais espaços públicos da cidade, com destaque para a bola gigante na Praça da República, que gerará um espetáculo de luzes e música todos os dias, das 17h30 às 22h00, de meia em meia-hora.

Também merecem realce a árvore de Natal, a prenda e o coração de grandes dimensões no Largo 1º de Maio, assim como o habitual presépio no Largo Dom João II, popularmente conhecido como Largo da Mó, composto por figuras em tamanho natural.

 



Comentários

pub