Lagos já começou a requalificar a estrada da Meia Praia

Obra vai custar 2 milhões de euros

Já arrancou a obra de requalificação da estrada da Meia Praia (via V10), que «irá melhorar a acessibilidade, viária e pedonal, assim como a imagem urbana desta frente de mar», anunciou a Câmara de Lagos.

Os primeiros trabalhos desta empreitada, que custará cerca de 2 milhões de euros, foram iniciados ainda em Outubro, «com a instalação do estaleiro e a preparação dos desvios».

«Já a partir da próxima segunda-feira, e durante o período que decorrerá até meados de Maio do próximo ano, irão existir condicionamentos ao trânsito, ficando o acesso à via assegurado através de uma estrada paralela, com passagem alternada através de semáforos. Será, no entanto, sempre garantido o acesso de viaturas de emergência», segundo a autarquia.

Ao todo, será intervencionado um troço com cerca de 1300 metros de uma via que, «atualmente, não tem passeios, ou quando os tem, não são contínuos, e em que a circulação se faz com alguma dificuldade para os peões».

«O principal objetivo da intervenção é, por isso, o de criar uma via que possibilite o convívio entre o peão e o veículo, com ganhos em termos de segurança rodoviária. Para tal será criado um passeio a norte, um corredor verde e uma faixa de rodagem com dois sentidos. Prevista está também a substituição e o reforço da iluminação ao longo de toda a via, a criação de bolsas para paragem de autocarros e a criação de algumas zonas de estar», resumiu a Câmara de Lagos.

A ideia é criar «uma estrada calma, onde se circule com menor velocidade, razão pela qual o pavimento será misto, de modo a que os veículos circulem com conforto ao longo do percurso, mas sejam obrigados a reduzir a velocidade nas zonas onde existem cruzamentos ou peões a atravessar a via».

«A zona mais a sul da via não está incluída na intervenção, uma vez que essa faixa está a ser equacionada no âmbito do projeto de valorização do cordão dunar da Meia Praia, atualmente em execução, assim como no projeto de criação da ciclovia», acrescentou a autarquia.

A obra tem um prazo de execução de 300 dias e será realizada em três fases, «correspondendo a primeira à instalação da rede provisória de águas, a segunda à criação da rede de infraestruturas enterradas e a última à pavimentação e arranjos exteriores. Prevê-se que a obra fique concluída em Julho do próximo ano».

 

 



Comentários

pub