Câmara de Albufeira aposta na «total recuperação» do Jardim de Montechoro

Obra no também conhecido como “Jardim dos Casamentos” estará pronta até final do ano

O Jardim de Montechoro, «uma das zonas verdes mais emblemáticas de Albufeira», vai ser alvo de obras que visam a sua «total recuperação», que deverão estar concluídas até final do ano, anunciou a Câmara alufeirense.

A reabilitação deste espaço verde, situado ao cimo da Avenida Sá Carneiro, vai custar cerca de 300 mil euros e terá início em breve.

«A intervenção irá incidir, essencialmente, sobre o lago, que irá ser dotado de efeitos de grande impacto visual, melhoramento das acessibilidades, plantação de novas espécies vegetais, substituição do pavimento e colocação de novo equipamento urbano, incluindo a iluminação», segundo a autarquia.

No que toca ao lago, «que atualmente se encontra sem água, peixes e tartarugas (provisoriamente colocados num outro jardim da cidade até que termine a obra)», será «totalmente substituído o sistema de efeitos de água que se encontra obsoleto há vários anos».

«Com vista a possibilitar a convivência entre efeitos de água e vida animal, sem esquecer o caráter lúdico do local, conhecido por muitos como o “Jardim dos Casamentos”, prevê-se a implementação de efeitos de água simples compostos por jatos borbulhantes e micronizações iluminadas com cor – efeitos de grande impacte visual sobretudo à noite – que reforçam o caráter festivo do equipamento», acrescentou a Câmara de Albufeira.

As árvores existentes «serão mantidas» e toda a zona verde «será reforçada» com a plantação de novas espécies arbóreas. «Paralelamente, está prevista a colocação de novo mobiliário urbano, nomeadamente bebedouros, mesas de picnic, bancos e iluminação».

José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, explica que este jardim «faz parte da identidade de uma das principais zonas turísticas da cidade e das memórias de várias gerações de albufeirenses, que ao longo dos anos escolheram o local para marcar um dos dias mais importantes das suas vidas, nomeadamente como cenário privilegiado para as mais bonitas fotos de casamento».

«Para além disso, é a imagem da cidade que sai a ganhar, com um espaço totalmente reabilitado, sendo de destacar que na execução do projeto houve uma enorme preocupação em manter a coesão da malha urbana existente, mais concretamente ao nível dos edifícios e da paisagem envolvente», acrescentou o edil albufeirense.

Este é um espaço que, segundo a Câmara, se encontrava «bastante degradado». Mas, após a intervenção de que será alvo, «irá contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, que desta forma recupera um espaço icónico de lazer e convívio, agora com a vantagem de ser um jardim totalmente inclusivo, cumprindo todas as regras atualmente definidas pela legislação em vigor em matéria de mobilidade».

 

Fotos: Câmara de Albufeira

 

 



Comentários

pub