Vicentina volta a abrir candidaturas de apoio a produtores

A Vicentina pretende através da abertura destes avisos prosseguir «com alguns dos objetivos de sempre: melhorar as condições de rendimento e trabalho dos agricultores»

O Grupo de Ação Local (GAL) Adere2020, dinamizado pela Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, tem candidaturas abertas, até 30 de Novembro, para candidaturas de apoio aos produtores.

Os avisos encontram-se abertos com dois tipos de medidas: Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola e Cadeias Curtas.

Dentro do atual quadro comunitário, estes serão dos últimos avisos a ser lançados. Deste modo, a Associação diz que encontra «a preparar um plano de divulgação, cujo principal objetivo é chegar a mais produtores e possíveis interessados nos apoios, através de várias visitas às freguesias e mercados na sua área de intervenção».

A Vicentina tentará ainda entender o impacto do Programa de Desenvolvimento Rural junto dos seus beneficiários, fazendo um breve balanço sobre os últimos anos de investimentos.

Nos anteriores avisos, as medidas com maior adesão foram precisamente aquelas que reabrem para novas candidaturas.

No que respeita à medida “Pequenos Investimentos nas Exploração Agrícola”, esta permite a muitos a capacitação e dinamização das suas explorações, o que por vezes representa melhorias significativas nas condições de trabalho e de produção dos agricultores.

A medida “Cadeias Curtas” encontra-se, neste momento, com inúmeras candidaturas aprovadas. O apoio com uma adesão mais significativa relaciona-se com as deslocações aos mercados, no entanto estão previstas várias possibilidades de apoio aos produtores, desde a “criação de websites” para divulgação das suas produções até “ações de promoção e sensibilização”.

Com uma área de intervenção relativamente vasta, a Associação estende a sua atividade aos concelhos de Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Monchique, Silves e Portimão.

A Vicentina pretende através da abertura destes avisos prosseguir «com alguns dos objetivos de sempre: melhorar as condições de rendimento e trabalho dos agricultores, assim como, valorizar e dinamizar os circuitos curtos, incentivar a comercialização de proximidade dos diversos produtos agrícolas, permitindo assim que muitos agricultores escoem as suas produções».

Para aceder a informações mais detalhadas e necessárias para a submissão da candidatura, pode fazê-lo aqui ou contactando a associação (282 680 120).

Comentários

pub