Os “Dias d’As Virgens Negras” e mais uma palestra animam DiVaM

O programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve tem este ano o tema “Direitos Humanos, Igualdade e Não Discriminação”.

As propostas culturais do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve são uma palestra do ciclo “Amatores In Situ – O Mundo Antigo visto por quem o ama”, esta sexta-feira, 23 de Outubro, em Milreu, e os “Dias d’As Virgens Negras” que inclui uma performance noturna e uma exposição também dia 23 e no domingo, dia 25, na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, em Vila do Bispo.

O Ciclo “Amatores In Situ – O Mundo Antigo visto por quem o ama” regressa ao espaço das Ruínas Romanas de Milreu para mais uma palestra, no dia 23 de Outubro, às 17h00.

Esta tem como título “Os escudos de Aquiles. Cruzamentos entre a antiguidade e narrativas visuais” e será proferida por Pedro Moura.

Na sua palestra, Pedro Moura, crítico e investigador académico de banda desenhada, falará sobre esta atividade que é uma linguagem moderna, ainda que empregue estratégias visuais que têm alguns pontos originários em vários momentos da história ocidental (e não só).

Por outro lado, enquanto território artístico variado, quer na sua vertente popular quer nas suas prestações mais eruditas, a Antiguidade sempre esteve presente como modelo, fonte ou inspiração para a sua produção. Numa apresentação informal e descontraída, Pedro Moura mostrará como muitos dos temas, textos e imaginários associados a essa categoria historiográfica estão ainda vivos nesta outra disciplina artística.

Amatores in Situ é um projeto promovido pela Cívis – Associação para o desenvolvimento da cidadania e conta com o apoio da Universidade do Algarve. As inscrições devem ser feitas para [email protected] ou 962 045 652

A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe acolhe, nos dias 23 e 25 de Outubro, a III edição do “Dias d`As Virgens Negras – Ciclo de Artes plásticas e Música histórica”.

A iniciativa inclui a Terra Nullius – Performance noturna com desenhos a carvão na noite e será apresentada na sexta feira, dia 23 de Outubro, às 19h30.

A performance é coordenada por Ana Celorico Machado e tem a participação de Susana de Medeiros. As artistas irão usar resíduos, carvão e pó para trabalharem em superfícies de papel ou outras, ao som de uma instalação sonora criada para o efeito, por Carlos Norton, que invoca a noite e a natureza.

No domingo, dia 25 de Outubro, às 16h00, será inaugurada a Exposição Terra Nullius que apresenta ao público os desenhos realizados durante a performance noturna. O projeto é promovido pelo O Corvo e a Raposa Associação Cultural Cultural.

Inscrições através de: [email protected] ou telf. 282 620140

O programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve tem este ano o tema “Direitos Humanos, Igualdade e Não Discriminação”.

Comentários

pub