MED e F vencem prémios nos Iberian Festival Awards

Vencedores foram conhecidos este sábado, 17 de Outubro

Foto: Martyna Mazurek | Sul Informação

O MED (Loulé) ganhou o prémio de Melhor Festival Lusófono e Hispânico e de Melhor Promoção Turística, em Portugal, e o Festival F (Faro) venceu o galardão de melhor atuação ao vivo, devido ao concerto dos Ornatos Violeta. Os prémios foram atribuídos nos Iberian Festival Awards, cujos vencedores foram conhecidos este sábado, 17 de Outubro. 

Pela primeira vez realizado num formato online, devido às restrições impostas pela conjuntura pandémica, os Iberian Festival Awards assinalaram este sábado a sua 5ª edição, inicialmente prevista para o mês de Março.

O Algarve voltou a estar representado nos vencedores com o MED, que arrecadou dois galardões, e o F que ganhou um.

Em nota de imprensa, a Câmara de Loulé explica como, para vencer o prémio de Melhor Festival Lusófono e Hispânico, tem apresentado uma «elevada percentagem» de bandas «com um repertório em língua portuguesa ou em castelhano».

«A lusofonia tem marcado presença, não só através dos projetos nacionais, mas também de artistas oriundos do Brasil, como Tom Zé, a Curva da Cintura ou Marcelo D2, e dos PALOP, dos quais fazem parte Bonga, Lura ou Os Tubarões».

«Já a presença dos artistas hispânicos, originários de Espanha ou da América Latina, tem sido uma aposta para atrair o público espanhol. Artistas de destaque do panorama musical do país vizinho, como Ojos de Brujo, Macaco ou Concha Buica, ou nomes incontornáveis da música latino-americana, reconhecidos internacionalmente, como Buena Vista Social Club (Cuba) ou Bajofondo Tango Club (Argentina) já pisaram o palco do MED», acrescenta.

 

MED – Foto: Hélder Santos

 

Curiosamente, o prémio de Melhor Festival Lusófono e Hispânico tinha sido ganho, no ano passado, pelo F. Este ano, o festival farense venceu o galardão de melhor atuação ao vivo, no contexto nacional, devido ao concerto dos Ornato Violeta.

Este espetáculo, que encheu o Palco Ria, fez parte de uma série de concertos que os Ornatos deram, no âmbito dos 20 anos do lançamento do álbum “O Monstro Precisa de Amigos”.

Voltando ao Festival MED, este ano arrecadou o prémio de Melhor Promoção Turística, mas desta vez como vencedor nacional, tendo o espanhol “Festival Jardins Pedralbes” vencido no contexto ibérico.

Desde que os prémios Iberian Festival Awards arrancaram, o Festival MED tem sido sempre nomeado em várias categorias, tendo conquistado já o galardão de Melhor Festival de Média Dimensão (2017 e 2018), Melhor Promoção Turística em Portugal (2018) e Melhor Contributo para a Sustentabilidade (2019).

«Estamos muito felizes com estas distinções, sobretudo num ano atípico, em que infelizmente não pudemos partilhar com o nosso público todos as alegrias que este evento nos oferece, quer em termos artísticos, quer no que respeita ao convívio entre todos os que vêm à nossa cidade vivenciar experiências e momentos únicos», refere a organização do MED.

De acordo com os responsáveis pelo evento, a edição do próximo ano será organizada tendo em consideração as condicionantes da pandemia, no momento em que se realizar o Festival.

No Alentejo, o MEO Sudoeste (Zambujeira do Mar, Odemira) ganhou o Prémio de Melhor Grande Festival, enquanto o Festival Músicas do Mundo de Sines venceu o galardão ibérico de melhor programa cultural.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub