Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Os cemitérios de Lagos vão estar abertos, este fim de semana, 31 de Outubro e 1 de Novembro, mas com medidas excecionais de funcionamento devido à Covid-19.

O cemitério novo da cidade de Lagos terá uma capacidade máxima calculada de 1250 pessoas e o cemitério velho apenas comportará 342.

No entanto, apenas será permitida a permanência de duas pessoas em simultâneo por cada campa ou jazigo e por um período máximo de 45 minutos. O distanciamento físico de 2 metros entre pessoas deve ser cumprido.

lagos eventos

Nos acessos serão criados corredores diferenciados de entrada e saída, para impedir o cruzamento de pessoas, e disponibilizados dispensadores com álcool gel, sendo obrigatória a higienização das mãos, assim como o uso de máscara (nos acessos e no interior dos cemitérios).

Dentro dos recintos serão distribuídos mais contentores de lixo para colocação de resíduos como flores velhas, material de limpeza e luvas descartáveis.

Em caso de realização de funerais, os cemitérios lacobrigenses encerrarão ao público em geral uma hora antes da cerimónia fúnebre e pelo período necessário, de modo a garantir a inexistência de aglomerados e o controlo da distância de segurança.

Se surgir alguém com sintomas característicos da Covid-19, essa pessoa será encaminhada para a área de isolamento definida em cada cemitério e estabelecido contacto para a linha Saúde 24.

Apesar de todas estas regras que visam garantir a segurança sanitária, a Câmara de Lagos recomenda que as pessoas dos grupos mais vulneráveis, como pessoas idosas, grávidas e pessoas com imunossupressão ou com doença crónica, não se desloquem aos cemitérios neste fim-de-semana.

Estas medidas serão igualmente aplicadas nos cemitérios de Barão de São João (88 pessoas), Bensafrim (velho 23 pessoas, novo 49 pessoas), Luz (109 pessoas) e Odiáxere (128 pessoas), cujo funcionamento se encontra sob gestão das Juntas de Freguesia.

 



Banner lateral albufeira

Também poderá gostar

Mensagem de Ano Novo do Presidente da República

Lagos será sede das comemorações do 10 de Junho e programação começa logo no dia 1

Fachada Centro saude de Lagos

Dispositivos tradutores já facilitam comunicação com utentes no Centro de Saúde de Lagos

HOSPITAL DE FARO-11

ULS Algarve «sem ocorrências críticas» a registar devido ao apagão