Lagos celebra Dia do Município com programação adaptada à situação de pandemia

Comemorações arrancam no dia 26 de Outubro com um concerto de MONDA

Lagos vai assinalar o seu Dia do Município, em honra do seu padroeiro, São Gonçalo de Lagos, no dia 27 de Outubro, com uma programação adaptada à situação pandémica.

Algumas das iniciativas de cariz institucional e protocolar, assim como eventos culturais e atividades, para assinalar a data, terão transmissão nas páginas de Facebook da Câmara Municipal e no YouTube da Assembleia Municipal.

As comemorações têm logo início no dia 26 de Outubro, às 21h30, com um espetáculo dos MONDA, no Centro Cultural de Lagos, que promete «uma homenagem do Cante Alentejano num concerto genuíno, luminoso e emocionante».

No dia 27, a celebração oficial do Dia do Município 2020 começa com o hastear simbólico das bandeiras, ao qual se seguem os discursos de Paulo Morgado, presidente da Assembleia Municipal, e de Hugo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Lagos.

Este ano não haverá a habitual presença das associações e instituições locais, para «garantir todas as medidas de saúde», mas a cerimónia será transmitida em direto na página de YouTube da Assembleia Municipal e na página de Facebook do município de Lagos.

Segue-se a assinatura dos protocolos de entrega de viaturas às forças de segurança e a outras entidades locais, nomeadamente PSP – Polícia de Segurança Pública, GNR – Guarda Nacional Republicana, AMN – Autoridade Marítima Nacional (Polícia Marítima), agrupamentos de escolas de Lagos (Gil Eanes e Júlio Dantas) e ARS Algarve – Autoridade Regional de Saúde do Algarve (Centro de Saúde de Lagos).

Às 11h00, está marcada a habitual missa em homenagem ao padroeiro de Lagos, São Gonçalo, na Igreja de Santa Maria.

A Câmara Municipal realça que São Gonçalo foi uma «figura histórica emblemática e padroeiro do concelho», que «deixou uma profunda marca em Lagos, visível nos locais por onde passou e na sua história e tradições».

Por esse motivo, «ao longo do dia serão partilhadas informações e curiosidades na página de Facebook da autarquia sobre tão querida figura para os lacobrigenses, iniciativa essa que terá como título “Ao encontro do tempo e dos lugares de São Gonçalo de Lagos”».

Haverá ainda atividades culturais, com a inauguração de duas exposições no Centro Cultural. Inspirado por Antoni Gaudí e Andy Warhol, Ivan Ulmann mostra uma nova visão da realidade em “Mundos Fragmentados”.

Já o trio de artistas Tom Saunders, Silke Weiβbach e Martim Brion apresentam a exposição “Matérias Incertas”, um projeto multidisciplinar nas áreas da escultura, pintura, instalação, vídeo e fotografia.

Ambas as exposições estarão patentes no Centro Cultural entre 27 de Outubro e 30 de Dezembro.

Também o Zoo de Lagos se associou às comemorações do Dia do Município, dando a conhecer o seu espaço e projetos de educação e conservação.

No dia 27, a entrada para residentes no concelho a partir dos quatro anos tem um desconto de 50%, sendo que crianças até aos três anos têm entrada gratuita.

O programa digital pode ser consultado aqui.

 



Comentários

pub