José Apolinário eleito presidente da CCDR do Algarve com 68,5% dos votos

José Apolinário era o único candidato ao cargo

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

José Apolinário foi hoje eleito presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve com 68,5% por cento dos votos expressos, numa eleição muito participada – 423 votos num total de 483 possíveis -, tendo em conta que havia apenas uma lista candidata a este cargo.

O candidato socialista, que até há bem pouco tempo era o secretário de Estado das Pescas, teve 290 votos a favor, tendo-se registado, ainda, 116 votos em branco e 17 nulos. O colégio eleitoral que o elegeu foi composto por todos os eleitos para as Câmaras Municipais, no poder e na oposição, e pelos elementos das Assembleias Municipais, incluindo os presidentes de Junta de Freguesia.

Também eleito, mas como vice-presidente da CCDR, foi José Pacheco, neste caso pelos presidentes das Câmaras algarvias, com 13 votos a favor e um em branco – dois edis não votaram.

Em declarações ao Sul Informação, José Apolinário mostrou-se satisfeito pelo nível de participação elevado neste escrutínio, que acredita resultar do périplo que realizou pela região, nas últimas semanas.

 

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

«Nós fizemos reuniões nos 16 concelhos, que foram elas próprias muito participadas e que contaram com eleitos por todos os partidos políticos», revelou.

José Apolinário remete uma reação mais aprofundada para amanhã de manhã, altura em que já está agendada uma declaração conjunta dos dois candidatos hoje eleitos, ambos do PS, e da outra vice-presidente da CCDR algarvia, a social-democrata Elsa Cordeiro, que será nomeada pelo Governo, ao abrigo de um acordo entre os socialistas e o PSD.

Ainda assim, afirmou ao nosso jornal que esta abertura aos autarcas da região é para continuar. Aliás, o Apolinário é, ele próprio, um autarca, sendo atualmente membro da Assembleia Municipal de Faro, concelho do qual já foi presidente da Câmara.

«Há uma enorme vontade, da parte das Câmaras, das Assembleias Municipais e das juntas de Freguesias, de participar na vida da região. Os autarcas querem ser ouvidos em questões como a revisão do Protal ou a gestão da água, entre outras», disse o futuro presidente da CCDR do Algarve.

José Apolinário será o primeiro presidente eleito da CCDR do Algarve, na sequência das eleições de hoje, em que foi estreado um novo modelo de eleição indireta dos responsáveis máximos por estas entidades, que, entre outras atribuições, gerem os Fundos da União Europeia das diferentes regiões.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub