Fumos e postos de trabalho na fábrica da Corticeira Amorim preocupam Bloco de Esquerda

Bloquistas questionaram Governo

A avaria de uma máquina que filtrava os fumos produzidos pela fábrica da Corticeira Amorim, em Vale de Lama, junto à cidade de Silves, e a falta de capacidade financeira da empresa para repará-la, está a preocupar os deputados do Bloco de Esquerda.

Segundo o Bloco de Esquerda, que questionou o ministério do Ambiente e o ministério da Economia sobre a situação da fábrica da Corticeira Amorim, a informação sobre a emissão de fumos chegou ao grupo parlamentar «através de várias reclamações de residentes, os quais já promoveram um abaixo-assinado, queixando-se da poluição proveniente da fábrica e que degrada o ambiente e a sua qualidade de vida».

Relativamente a esta situação, enquadram os bloquistas, «a Corticeira Amorim refere que em 2012/2013 foi instalada na fábrica uma máquina filtrante, importada da Áustria, para melhorar a qualidade ambiental. Este equipamento, denominado “RTO” terá trabalhado em boas condições nos primeiros anos, mas devido a um grande desgaste terá avariado em 2019, sem que fosse possível obter ajuda junto da empresa austríaca por ter encerrado portas».

Segundo o BE, a Corticeira Amorim esclarece «que elaborou um projeto e que o submeteu a várias empresas portuguesas, custando a reparação do referido equipamento cerca de 250 mil euros».

No entanto, «devido à pandemia da Covid-19 – diz a Corticeira – a empresa encontra-se em sérias dificuldades devido à redução de vendas» e uma vez que «pretende garantir todos os postos de trabalho», diz não ter «condições para proceder à reparação do equipamento avariado no presente momento».

Para o Grupo Parlamentar o Bloco de Esquerda, «importa salvaguardar a qualidade ambiental dos residentes de Silves, com nefastas consequências na sua saúde e qualidade de vida, pelo que é necessário proceder, com urgência, à reparação do equipamento “RTO”» e é também preciso «salvaguardar todos os postos de trabalho da Corticeira Amorim».

Tendo em conta que o BE considera que «são necessárias medidas que tenham em conta este conjunto de situações», os deputados João Vasconcelos, Nelson Peralta e Isabel Pires querem saber se o Governo tem conhecimento desta situação e que medidas irá tomar para «melhorar a qualidade ambiental dos residentes em Vale de Lama e da cidade de Silves».

Os deputados querem ainda saber se o Governo irá atuar para garantir que todos os postos de trabalho da empresa são salvaguardados e se, caso se confirmem as dificuldades financeiras da empresa, que soluções irá apresentar a tutela «considerando a melhoria da qualidade ambiental na zona e a manutenção dos postos de trabalho».

 



Comentários

pub