CHUA comemora 20 anos da Unidade de Cuidados Intensivos de Portimão

Foram homenageados os seis profissionais que integram a equipa da Unidade desde o 1º dia

“Em 20 anos, nunca se ouviu falar tanto em cuidados intensivos como nos últimos meses. Também nunca estivemos tão bem preparados e apetrechados”, disse Alexandre Baptista, diretor da Unidade de Cuidados Intensivos de Portimão, referindo-se à pandemia e aos equipamentos que têm vindo a chegar para equipar com a melhor tecnologia este serviço. Aquele responsável falava durante a cerimónia que assinalou os 20 anos daquela UCI, que se comemoram hoje, dia 2 de Outubro.

Nesta simbólica cerimónia, que começou com o descerramento de uma placa comemorativa à entrada da Unidade, foram ainda homenageados os seis profissionais – quatro enfermeiros, um assistente operacional e uma médica – que integram a equipa da Unidade desde o 1º dia.

Ana Castro, presidente do Conselho de Administração do CHUA, destacou a importância de assinalar esta data, especialmente no contexto em que vivemos, porque “temos que destacar o profissionalismo e empenho dos nossos profissionais, especialmente numa área tão específica como são os cuidados Intensivos e a sua importância no combate a esta pandemia”.

A presidente do CHUA aproveitou ainda para agradecer o apoio que a Câmara Municipal de Portimão, na pessoa da sua presidente Isilda Gomes, tem prestado à instituição, nomeadamente na aquisição de equipamentos topo de gama, contribuindo para o incremento da capacidade de resposta do CHUA, não só no contexto da pandemia, mas no tratamento de todos os utentes.

O presidente da ARS Algarve, Paulo Morgado, destacou ainda a capacidade técnica de que são dotadas as equipas que trabalham em Cuidados Intensivos, relembrando a importância que teve a criação desta Unidade de Cuidados Intensivos no ainda Hospital do Barlavento, há 20 anos.

Jorge Botelho, secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local e Coordenador Regional do Combate à COVID-19, agradeceu publicamente o profissionalismo das equipas de saúde da região, a forma como se têm vindo a preparar para continuar a tratar todos os doentes, realçando “a importância da união de esforços, entre entidades – Centro Hospitalar, Autarquias, Proteção Civil e Tutela  – que se traduz em mais e melhores cuidados para os utentes da região”.

Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, num discurso emotivo, agradeceu a todos os profissionais da Unidade de Cuidados Intensivos pelo trabalho desenvolvido ao longo destas duas décadas e especialmente a forma como acompanham os doentes e as famílias em contexto de doença crítica.

Dirigiu ainda palavras de agradecimento ao Conselho de Administração pela importante iniciativa de assinalar este marco do Serviço, e pela disponibilidade que tem demonstrado desde o primeiro dia, para trabalhar em prol da Saúde na região algarvia.

Na cerimónia, estiveram ainda presentes, o comandante do Serviço Municipal de Proteção Civil, o diretor do Departamento de Emergência, Urgência e Cuidados Intensivos, Daniel Nunez, e alguns dos profissionais que “inauguraram” o serviço, nomeadamente o primeiro diretor de Serviço, o médico Carlos Glória.

O Sul Informação esteve ontem em reportagem na UCI de Portimão e conta-lhe aqui tudo.

 

 



Comentários

pub