Campanha do Turismo do Algarve apela a autocaravanistas para fazerem «a melhor escolha»

Campanha pretende desincentivar autocaravanismo ilegal

Foto Arquivo – Elisabete Rodrigues|Sul Informação

A Região de Turismo do Algarve (RTA) lançou uma campanha de sensibilização dirigida aos autocaravanistas, que procuram o destino para férias, para promover a utilização a Rede de Acolhimento ao Autocaravanismo na Região do Algarve (RAARA) e das suas infraestruturas.

Com o slogan “Faz a melhor escolha”, a campanha desafia os autocaravanistas a pernoitarem numa das 35 unidades aderentes da rede que cumprem a legislação aplicável em vigor para o autocaravanismo e oferecem todas as condições de conforto e de segurança, providenciando água, eletricidade, despojos, wi-fi, entre outros serviços.

O objetivo «é desincentivar a permanência de autocaravanas em espaços informais, que não dispõem de infraestruturas e serviços fundamentais, nem de condições de conforto e de segurança».

«No Algarve há uma rede de espaços de acolhimento oferecidos ao autocaravanista que permitem usufruir das principais atrações do destino em conformidade com a legislação em vigor. Esta é, nos últimos anos, uma modalidade com procura crescente em toda a Europa, que a pandemia tornou ainda mais evidente», afirma João Fernandes, presidente da RTA.

«A pernoita em locais como estacionamentos de serviço às praias, falésias, dunas e pinhais coloca sérios problemas em matéria de higiene e de saúde pública, altera o delicado equilíbrio ambiental de locais classificados e constitui um risco de segurança desnecessário para os autocaravanistas. Esta campanha desafia-os precisamente a fazer a melhor escolha, que será sempre a eleição de um dos Parques de Campismo e de Caravanismo, Parques de Campismo Rural ou Áreas de Serviço para Autocaravanas que integram a RAARA», conclui o responsável pelo turismo algarvio.

A permanência e pernoita fora destes locais, realça a Região de Turismo do Algarve, «constitui uma infração e está sujeita à atuação das autoridades fiscalizadoras».

As unidades que integram a RAARA são espaços licenciados que cumprem a legislação aplicável em vigor e estão devidamente identificadas aqui.

A campanha para incentivar a escolha da RAARA decorre nos meses de Outubro e Novembro no âmbito da candidatura «SustenTUR Algarve – preservação do património natural e cultural da região do Algarve» ao «Programa VALORIZAR – Linha de Apoio à Sustentabilidade», do Turismo de Portugal.

O plano de meios da campanha inclui a divulgação de cartazes em suportes de exterior (mupis e led box em postos de abastecimento), redes sociais (com o objetivo de dar a conhecer a rede e gerar tráfego para o sítio na Internet), Google Ads (campanha search e display) e outros meios online e offline para chegar aos autocaravanistas, incluindo os meios próprios da RTA.

A campanha contempla ainda a divulgação de um spot de vídeo nas redes sociais que também pode ser visualizado no canal VisitAlgarve no YouTube.

O «SustenTUR Algarve» é um projeto para a promoção da sustentabilidade na região do Algarve através da criação de um programa de ações de educação, informação e sensibilização ambiental, cultural e social dirigido a profissionais do turismo, visitantes, turistas e população residente. O programa visa a incorporação dos princípios da sustentabilidade por parte dos diversos stakeholders e comtempla ações em áreas específicas da atividade turística regional, prevendo um investimento total de 255 mil euros, cofinanciados a 80% pelo Turismo de Portugal ao longo dos últimos dois anos.

 


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