Azulejaria, dança, poesia e música animam Fortaleza de Sagres e Ermida de Guadalupe

Todas as atividades culturais DiVaM são de entrada gratuita, mediante inscrição prévia (obrigatória)

A Fortaleza de Sagres e a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, no concelho de Vila do Bispo, são os monumentos algarvios que vão acolher, a 7 e 8 de Novembro, iniciativas do DiVaM. Oficina de azulejaria criativa, dança, poesia, desenho, música e a participação num vídeo promocional do Promontório de Sagres para a Marca do Património Europeu são as propostas para mais um fim de semana cultural.

A primeira oficina de azulejaria criativa acontece no dia 7 de Novembro, na Fortaleza de Sagres, integrada no CIVITAS – Direitos Humanos, um projeto da Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste.

Durante as oficinas de azulejaria criativa, a realizar na sala multiusos da Fortaleza de Sagres, nos dias 7, 14 e 21 de Novembro (10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00), será pintado um painel de azulejos com a orientação de Sílvia Serina, artesã e professora de Azulejaria Tradicional Portuguesa, que terá o nome de CIVITAS – Direitos Humanos.

A iniciativa contará com a participação do Centro Europe Direct/CCDR Algarve que dinamizará sessões sobre o tema, com o objetivo de promover uma reflexão acerca da temática dos Direitos Humanos para serem definidos e criados os conteúdos que virão a fazer parte do painel. O painel de azulejos CIVITAS – Direitos Humanos será apresentado publicamente em data e local a anunciar em breve.

O programa é aberto à participação do público em geral, a partir dos 12 anos. Será dada preferência a participantes com residência no concelho de Vila do Bispo, e preferencialmente, com alguma experiência e/ou gosto áreas das Artes Visuais, designadamente pintura e/ou ilustração.

A participação será limitada a 12 participantes. Inscrições abertas até ao dia 2 de Novembro através deste link ou telefone 282 680 120

No domingo, dia 8 de Novembro, às 11h00, também na Fortaleza de Sagres, terá lugar o Laboratório de Dança e Desenho Rosa-dos-Ventos com Albina Petrolati, Leonor Morais & Convidados.

Este laboratório incidirá sobre a problemática dos direitos humanos e da aceitação e não descriminação, usando o vento como ponto de partida físico e simbólico para conhecer outros povos, viajando através da música, da dança, do desenho e da palavra.

Durante a realização desta iniciativa serão captadas imagens para a edição de um vídeo promocional do Promontório de Sagres para a Marca do Património Europeu.

A Marca do Património Europeu é uma iniciativa do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia que tem como principal objetivo reforçar o sentimento de pertença à União Europeia por parte dos seus cidadãos, em especial dos jovens, com base nos valores e elementos comuns da história e do património cultural, valorizar a diversidade nacional e regional e incrementar o diálogo intercultural

A organização é da Tertúlia Associação Sócio-Cultural de Aljezur. Inscrições através de: fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt ou 282 620140

Por fim, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe acolhe no domingo, às 16h00, o espetáculo “Som, Palavra, Desenho”, que junta a visão de quatro artistas residentes no Algarve, dois músicos, uma atriz e um artista plástico, sobre a igualdade de género e os direitos humanos.

O projeto surgiu a partir da música para trombone e piano de autores do período romântico e do séc. XX, que servem de base de inspiração para a criação artística de Timo Dillner, para a escolha de textos da Rita Rodrigues e para o recital de trombone e piano por Vera Batista e Francisco Serôdio.

O projeto é da Associação do Grupo Coral de Lagos. Inscrições através de: fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt ou telefone 282 620140

O programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve – tem este ano como tema “Direitos Humanos, Igualdade e Não Discriminação” e está disponível em http://www.cultalg.pt/

Todas as atividades culturais DiVaM são de entrada gratuita, mediante inscrição prévia (obrigatória).

As iniciativas agendadas para os dias 31 de Outubro e 1 de Novembro foram adiadas. O projeto “IN CINEMA – Integração, Indiscriminização e Inclusão” realizar-se-á no próximo dia 14 de Novembro, às 16h00, na Fortaleza de Sagres. Os interessados devem inscrever-se pelo e-mail: fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt ou telf. 282 620140. A data de realização do espetáculo de Nelson Conceição & Convidados será anunciada oportunamente.

Comentários

pub