Assembleia Municipal de Faro aprova recomendação do PAN que quer georreferenciação das árvores

Estas recomendações foram aprovadas «por larga maioria com a abstenção da CDU»

Duas recomendações do PAN, que «visam a proteção ambiental» de Faro e na qual se inclui uma georreferenciação de todas as árvores, foram aprovadas, no passado dia 30 de Setembro, na última sessão ordinária da Assembleia Municipal. 

Estas recomendações foram aprovadas «por larga maioria com a abstenção da CDU», diz o PAN/Faro.

«A recomendação para a georreferência de todas as árvores do município visa potenciar o conhecimento, por parte da Câmara Municipal de Faro, do arvoredo existente na autarquia e, ao mesmo tempo, dar a conhecer e valorizar o património arbóreo junto dos munícipes, constituindo-se como uma ferramenta educativa para a preservação ambiental da cidade», explica este partido político.

Para tal, deverá ser criada uma plataforma digital aberta aos munícipes que permitirá o reconhecimento in loco de uma determinada árvore da cidade, incluindo a sua espécie, o seu estado fitossanitário, que intervenções foram já realizadas ou que estão previstas e permitirá ainda que o munícipe coloque questões e denuncia ocorrências relacionadas com as árvores da cidade.

A proposta acrescenta, ainda, que deverá ser proibido efetuar podas radicais de árvores (rolagem), retirar ninhos e mexer nas aves ou nos ovos que neles se encontrem em quaisquer circunstâncias.

«O abate de árvores só poderá ser concretizado em situações de emergência, quando representem um risco para pessoas e bens, considerando o seu estado de conservação fitossanitária e devidamente avaliada por um técnico especializado», defende Paulo Baptista, deputado municipal do PAN.

«O facto de ambas as propostas terem sido aprovadas por larga maioria demonstra, em teoria, um alinhamento de quase todas as forças políticas representadas na Assembleia Municipal com as questões ambientais. Caberá agora à Câmara Municipal de Faro operacionalizar as medidas tão breve quanto possível. Embora a nossa competência direta não passe por fazer aplicar as medidas aprovadas, estamos, como sempre, totalmente disponíveis para colaborar com o executivo na implementação das medidas aprovadas, garantindo que iremos acompanhar os desenvolvimentos futuros», reforçou Paulo Baptista.

O PAN apresentou também uma recomendação pela adesão da cidade de Faro à Rede de Cidades Protetoras da Terra, o que permitirá ao município aproximar-se deste movimento internacional, composto por um conjunto de cidades que se comprometem a cooperar com a sociedade civil para proteger os ecossistemas e a vida selvagem, em linha com o Pacto Ecológico Europeu e com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

 

 



Comentários

pub