Vilamoura vai receber o primeiro Pro-Am do European Tour do pós-pandemia

Algarve Biomedical Centre vai testar jogadores amadores

O Portugal Masters irá organizar o primeiro Pro-Am do European Tour desde a retoma do calendário de 2020 da Corrida para o Dubai, com um evento-piloto, em ambiente controlado, que vai decorrer no Dom Pedro Victoria Golf Course, em Vilamoura, na quarta-feira, dia 9 de Setembro.

Uma reduzida lista de 48 amadores competirá em 24 equipas, cada qual com dois amadores, ao contrário dos três habituais, mais um professional. Este foi o resultado do trabalho do European Tour em estreita colaboração com o Turismo de Portugal, numa parceria que visou de trazer de volta o popular conceito de Pro-Am à quarta-feira, a título experimental.

O evento tradicional das quartas-feiras nas semanas da “Race to Dubai” «sofreu uma pausa provocada pelas restrições sanitárias implementadas pelo European Tour, medidas que foram fundamentais para o regresso do golfe em contexto de pandemia da Covid-19», explica o gabinete de imprensa do PGA European Tour.

Segundo a assessoria de imprensa do torneio, «o Programa de Saúde e Segurança do European Tour continua em evolução, seguindo as orientações dos governos e das medidas de saúde pública».

O número de pessoas no local mantém-se «estritamente controlado, com os riscos minimizados, mas um novo conceito de “bolha de torneio”, interno e externo, abriu o caminho para um Pro-Am experimental nesta semana, um dia antes do início do Portugal Masters, que se realiza de 10 a 13 de Setembro».

Embora os jogadores profissionais e a equipa essencial da organização permaneçam na “bolha interna”, com testes controlados pelo parceiro do European Tour, Cignpost, uma nova parceria com o Algarve Biomedical Centre «permitirá aos amadores que participarem no Pro-Am serem testados separadamente e entrarem numa nova “bolha externa”».

Cada jogador amador será testado pelo ABC na terça-feira, dia 8 de Setembro, num local a designar especialmente para o efeito. Quem receber uma notificação de teste negativo, será autorizado a regressar ao campo de golfe na quarta-feira de manhã para competir.

Enquanto permanecerem no campo de golfe, os amadores estarão sempre separados na outra “bolha externa” e só entrarão em contacto com a “bolha interna” quando chegarem ao seu tee (buraco de saída), onde o distanciamento social e físico será alargado a três metros para ser minimizado o risco.

Cada amador irá, igualmente, preencher o questionário de saúde e submeter-se à medição de temperatura, à semelhança de todo o pessoal da “bolha interna”, um procedimento do protocolo de higiene e saúde no campo de golfe.

De acordo com o diretor de Campeonato do Portugal Masters, Peter Adams, «trabalhámos exaustivamente com os nossos parceiros do Turismo de Portugal e com o nosso “Chief Medical Officer” (responsável do departamento médico), o Dr. Andrew Murray, para concebermos a logística que permitirá o regresso do popular Pro-Am ao Portugal Masters».

«É muito importante que persistamos em minimizar permanentemente os riscos, de modo a protegermos os profissionais, os amadores e o restante pessoal no campo. O nosso objetivo consiste em proporcionarmos um regresso confortável aos Pro-Am’s do European Tour. Agradecemos ao Turismo de Portugal a sua assistência, sobretudo no que se refere à recomendação dos serviços do Algarve Biomedical Centre, que foi aprovado pelo Dr. Andrew Murray», acrescentou Peter Adams.

O Portugal Masters fixou-se como uma etapa do European Tour desde 2007, e este ano integra o novo “Iberian Swing”. Joga-se logo depois do Estrella Damm N.A. Andalucia Masters, que terminou ontem (Domingo) em Espanha. O Open de Portugal at Royal Óbidos conclui esta série na próxima semana.

Embora o torneio decorra à porta fechada, de acordo com as orientações do Programa de Segurança e Saúde do European Tour, «uma plêiade de estrelas afluirá a Vilamoura, incluindo o campeão em título Steven Brown, os antigos vencedores Lucas Bjerregaard e Alex Levy, bem como os heróis locais Ricardo Melo Gouveia, Ricardo Santos, Pedro Figueiredo e Filipe Lima, que irão competir no Dom Pedro Victoria Golf Course», conclui a organização da prova.

 



Comentários

pub