NERA e Turismo do Algarve apresentam projetos para Internacionalizar + Algarve

Projetos destinam-se a empresas das áreas do turismo, agroalimentar, mar e TIC

Os projetos Internacionalizar + Algarve 2.0|Turismo e Internacional + Algarve 2.0 |Agroalimentar, Mar, TIC vão ser apresentados no próximo dia 30 de Setembro, às 9h30, nas instalações no NERA, em Loulé.

Estes projetos, promovidos em conjunto pelo NERA – Associação Empresarial do Algarve, pela Associação Turismo do Algarve e Região de Turismo do Algarve, foram aprovados pelo CRESC Algarve 2020|Portugal 2020 e pretendem «ajudar a internacionalizar as pequenas e médias empresas da região que operam nas áreas do turismo, agroalimentar, mar e TIC».

A sessão de apresentação «pretende despertar o interesse dos potenciais aderentes às redes colaborativas previstas para o apoio à internacionalização das empresas da região do Algarve».

Para além da apresentação dos projetos “Internacionalizar + Algarve 2.0 | Turismo” e “Internacionalizar + Algarve 2.0 | Agroalimentar, Mar, TIC”, esta sessão visa ainda, segundo o NERA, «promover uma reflexão crítica sobre a importância, no panorama atual, do reconhecimento internacional dos bens e serviços da região e sobre as melhores estratégias para dinamizar iniciativas coletivas de cooperação para a internacionalização».

De acordo com Vítor Neto, presidente da direção do NERA, «esta sessão pretende ainda promover uma reflexão crítica sobre a importância, no panorama atual, do reconhecimento internacional coletivo dos bens e serviços da região – numa perspetiva de diversificação da nossa estrutura económica – e sobre as melhores estratégias para dinamizar iniciativas coletivas de cooperação interempresarial».

Para João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, «é fundamental acordar para a necessidade de expansão para outras geografias, sobretudo num mercado tão competitivo e globalizado como o atual. O projeto aprovado no domínio do turismo ajudará a promover a internacionalização de três produtos turísticos complementares essenciais para o território algarvio: o turismo de natureza, o turismo náutico e o turismo desportivo».

«Ao facilitarmos a criação de redes colaborativas entre as PME do Algarve que operam nestes três produtos, estamos a criar também massa crítica para a promoção internacional da marca Algarve e, em última análise, a potenciar o aumento das exportações regionais e a fortalecer a nossa economia», acrescenta.

A iniciativa Internacionalizar + Algarve é liderada pelo NERA e tem também como promotores a Região de Turismo do Algarve e a Associação Turismo do Algarve. São ainda parceiros a Universidade do Algarve e a Comunidade Intermunicipal do Algarve nesta iniciativa que visa
promover a inter-relação entre as PME do Algarve enquadradas no domínio da RIS3 Algarve – Turismo, Agroalimentar, Mar e TIC –, potenciando o sucesso da sua internacionalização.

 



Comentários

pub