Loulé contrata 129 trabalhadores para as escolas

Há mais 8 salas do pré-escolar em Loulé

A Câmara de Loulé celebrou, esta segunda-feira, contratos com 129 trabalhadores para responder às necessidades de pessoal existentes nas escolas do concelho.

Segundo a autarquia, a carência de profissionais deve-se «a vários fatores, nomeadamente da atratividade do município de Loulé para muitos imigrantes, que tem resultado num aumento da população em idade escolar no concelho. Deste modo, a juntar às 14 novas salas abertas em Setembro de 2019, este novo ano letivo conta com mais 8 salas para crianças do pré-escolar».

«A confeção da alimentação nas próprias escolas, em detrimento da contratação de catering para fornecer as refeições escolares como aconteceu durante anos, tem levado a Autarquia a dotar os estabelecimentos de ensino de cozinhas», acrescenta a Câmara de Loulé.

Este ano entrou também em funcionamento mais uma cozinha escolar, na Escola EB 1 Nº 4, na cidade de Loulé, «pelo que se tornou também imperativo integrar aqui novos funcionários».

Por outro lado, prossegue a Câmara de Loulé, «ao longo dos últimos anos, muitos têm sido os trabalhadores em idade de reforma: só no letivo de 2019/20, foram 16 os funcionários que se aposentaram e, neste momento, muitos se encontram perto da reforma».

Também a pandemia gerou novas carências de funcionários, nomeadamente no processo de implementação das medidas de prevenção da Covid-19 no meio escolar, tais como: o alargamento do horário de funcionamento das escolas (a maioria encontra-se aberta 12 horas por dia), para criar horários desfasados e assim evitar o ajuntamento de alunos à entrada dos estabelecimentos ou nos refeitórios; as novas rotinas de higienização dos espaços e o cumprimento do distanciamento entre alunos.

«Estamos conscientes de que vivemos momentos desafiantes, fruto da pandemia, mas também porque a exigência em matéria de educação é cada vez maior. Estamos há meses a preparar o início do ano letivo, de forma a reforçar a confiança de toda a comunidade escolar. Nesse sentido, o reforço de pessoal é mais um contributo da autarquia para o bom funcionamento dos estabelecimentos e do desenrolar do ano letivo», considerou Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé.

 



Comentários

pub