Isilda Gomes entre a tristeza e a preocupação pela saída de Jamila e de Apolinário do Governo

Isilda Gomes espera que afastamento de Jamila Madeira não interfira na construção do Hospital Central e na reabilitação do Hospital de Portimão

«Triste», mas também «receosa». É desta forma que Isilda Gomes vê a saída do Governo de Jamila Madeira e de José Apolinário, que até à passada semana eram dois dos três secretários de Estado do atual elenco governativo.

Em declarações ao Sul Informação, a presidente da Câmara de Portimão e membro do Secretariado Nacional do PS não escondeu a sua preocupação pela perda de representatividade da região, a nível central.

«José Apolinário e Jamila Madeira foram dois bons secretários de Estado, quer para o Algarve, quer para o país. E é sempre bom ter gente nossa, junto dos centros de decisão», considerou.

«Considero que quanto menos pessoas da região houver no Governo, menos representatividade há junto dos centros de decisão. E considero era importante que lá estivessem e tenho orgulho no trabalho que desenvolveram», reforçou.

E se, no caso de José Apolinário, a saída foi para ocupar, «com todo o mérito, o cargo de primeiro presidente da CCDR do Algarve eleito – neste caso, por um colégio eleitoral composto por autarcas da região, largamente dominado pelos socialistas -, já o afastamento de Jamila Madeira foi, segundo a própria, uma surpresa.

 

Jamila Madeira e José Apolinário

 

Isilda Gomes, apesar de garantir não saber quais as razões, em concreto, que levaram à saída de Jamila Madeira do Governo, não esconde «alguma preocupação» com o sucedido.

É que, além de ser algarvia, Jamila Madeira era secretária de Estado Adjunta e da Saúde, uma área governativa que interessa, particularmente, ao Algarve.

«Eu espero que a saída dela não cause qualquer problema na execução do nosso grande projeto, que é o novo Hospital Central, bem como, naturalmente, na reformulação, na reestruturação da unidade de Portimão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve», desejou Isilda Gomes.

«Espero e tenho a esperança que o senhor primeiro-ministro e a ministra da Saúde continuem a colocar estes dois projetos, que eu considero fundamentais, no centro das suas prioridades», afirmou a presidente da Câmara de Portimão.

Quanto à opção por Jorge Botelho para ocupar o cargo de coordenador regional do combate à Covid-19, deixado vago por José Apolinário, a edil portimonense não tem qualquer reserva.

«Jorge Botelho fará, com certeza, um bom trabalho. Tendo ele sido um bom autarca e um bom presidente da AMAL, como foi, não tenho a menor dúvida de que estará à altura», disse.

Com apenas uma voz algarvia restante no Governo de António Costa, Isilda Gomes assegura que não deixará «de fazer pressão, a nível nacional».

«Vamos continuar a estar próximos do Governo e a exigir que o Governo olhe para o Algarve com um olhar diferente, até porque esta é uma região com problemas únicos e diferentes», concluiu.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 



Comentários

pub