Festival “encontros do DeVIR” traz Eduardo Fukushima e Francisco Camacho a Loulé

Eduardo Fukushima é «um dos mais destacados/premiados coreógrafos da dança contemporânea brasileira»

O Festival “encontros do DeVIR” vai levar as performances “Entre contenções”, de Eduardo Fukushima (Brasil), e “O Rei no Exílio – Remake”, de Francisco Camacho ao Cineteatro Louletano, na sexta-feira, dia 18, às 21h30.

O solo “Entre contenções”, de Eduardo Fukushima, «tornou-se num trabalho icónico de um dos mais destacados/premiados coreógrafos da dança contemporânea brasileira».

«Desde a sua criação, tem vindo a ser apresentado ininterruptamente, o que se justifica pela qualidade, simplicidade e verdade que nos transmite. Resultou de uma pesquisa de linguagem muito pessoal, um vocabulário simples e cru que joga com a desarmonia e o confronto», descreve o DeVIR/CAPa, que organiza o festival.

Já “O Rei no Exílio – Remake”, de Francisco Camacho, «é a recriação, o resgate de um solo marcante da dança contemporânea portuguesa, que se centra na figura de D. Manuel II, o último Rei de Portugal, exilado em Inglaterra em 1910».

«É um retrato dum certo Portugal, por vezes irónico, por vezes controverso, onde a solidão é permanente. É um universo grotesco, obscuro, sensual que justapõe a intimidade, os vícios do coreógrafo/intérprete e a figura iconográfica do Rei. Passado e presente confundem-se numa personagem, que vive distintas histórias centradas em gestos e ações simbólicas do quotidiano masculino», segundo os organizadores dos “encontros do DeVIR”.

Os bilhetes para o espetáculo custam 5 euros.

Ainda no contexto da reprogramação dos “encontros do DeVIR”, entre 1 de Outubro e 15 de Novembro vai estar patente no foyer do Teatro das Figuras, em Faro, a exposição “resgate | procura” de Vasco Célio.

O público pode, ainda, contar com o espectáculo “Beautiful Me”, do sul-africano Gregory Maqoma (Cineteatro Louletano, 9 de Outubro e Centro Cultural de Lagos, 10 Outubro) e com as criações “Talvez ela pudesse dançar primeiro e pensar depois”, de Vera Mantero, e “Under the Flesh”, de Bassam Aboud Diab (Líbano), juntamente com leitura de texto inédito de Jacinto Lucas Pires, com ilustração em tempo real de Marc Parchow (CAPa, Centro de Artes Performativas do Algarve 7 de Novembro).

O Festival “encontros do DeVIR” é organizado pelo DeVIR/CAPa, com apoio do programa «365 Algarve», Turismo de Portugal, Câmara Municipal de Faro, Câmara Municipal de Lagos e Câmara Municipal de Loulé.

 




 

Comentários

pub