Startup Portimão “oferece” guias de apoio a empreendedores em dia de aniversário

“Portimão é a Opção” e “Um Mergulho em Portimão” são os nomes das duas publicações ontem apresentadas

Dois guias de apoio a empreendedores e investidores que pretendam apostar no concelho de Portimão foram ontem lançados, durante a festa de aniversário do 3º ano da StartUp Portimão.

A incubadora de empresas e aceleradora de ideias de negócios portimonense também aproveitou para promover a apresentação do projeto BreakfastAway, uma plataforma online de fooddelivery, a cargo do brasileiro Leonardo Silva, que é um dos mais recentes empreendedores da incubadora local, ao abrigo do programa Startup Visa.

“Portimão é a Opção” e “Um Mergulho em Portimão” são os nomes das duas publicações ontem apresentadas num evento que decorreu nas instalações da StartUp Portimão, no Autódromo Internacional do Algarve.

No primeiro caso, trata-se de um guia «representa um novo passo para a atração de investimento, algo que o município já tem vindo a fazer, mas agora sob a forma de uma ferramenta estruturada, útil e prática», segundo a Câmara de Portimão.

No “Portimão é a Opção” encontra-se reunida «informação com vista a apoiar investidores que queiram vir para o concelho de Portimão, fornecendo uma visão global das infraestruturas de apoio disponíveis, oportunidades culturais, custo de vida, gastronomia e acessibilidades, sem esquecer as belezas naturais da região, identificando ao mesmo tempo possibilidades de negócio, startups, estabelecimentos comerciais e indústrias».

 

 

Quanto ao guia “Um Mergulho em Portimão”, «constitui um manual prático, de consulta rápida, com contactos e dicas úteis para empreendedores, que vão desde como gerir o tempo e energia, a temáticas mais técnicas relacionadas com a preparação de um pitch ou a elaboração de um plano de negócios e até de um mapa financeiro».

«Para além disso, disponibiliza exercícios desenhados para instigar os empreendedores a refletir sobre si próprios enquanto empreendedores e sobre aspetos intrínsecos ao negócio, como os riscos associados, os aspetos legais, o perfil dos investidores e a angariação de parceiros», descreve a autarquia portimonense.

Estas publicações foram apresentadas por Luís Matos Martins, em representação da StartUp Portimão, a empreendedores e empresários parceiros da incubadora, mas também a João Torres, secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, e a Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão.

A edil portimonense partilhou «a manifesta vontade de que a Startup Portimão seja um espaço onde se constroem oportunidades para que aqueles que querem criar a sua empresa possam concretizar os seus sonhos».

Isilda Gomes lançou, ainda, um desafio «para que seja feito um upgrade às empresas do setor turístico, apostando na inovação».

«Saibamos explorar todas as mais-valias do Algarve para melhorar a qualidade de vida dos nossos concidadãos e a capacidade de receber os nossos turistas», defendeu.

 

 

João Torres, por seu lado, reconheceu o trabalho do Município de Portimão para fomentar um ecossistema empreendedor e defendeu que «é preciso continuar a acreditar no futuro».

E a Startup Portimão já começou a pensar nos tempos que aí vêm, «numa estratégia concertada com o Município de Portimão».

O objetivo passa pela diversificação «para outras áreas económicas, para além do Turismo, o setor de maior relevância na região».

«Também está prevista uma interação efetiva e consistente com a massa crítica e os empresários locais, através da organização de encontros estratégicos com players das várias áreas do tecido económico. Uma das principais apostas será o posicionamento além-fronteiras da Startup Portimão, através da disseminação dos guias do empreendedor e do investidor em Inglês e de parcerias internacionais, contando para o efeito com a GEN Portugal, que passará a estar presente no dia a dia da incubadora algarvia», segundo a Câmara de Portimão.

A Global Entrepreneurship Network (GEN) «é a maior rede de empreendedorismo mundial, gerindo uma plataforma de projetos e programas em 170 países, com o objetivo de facilitar o processo de início e crescimento um negócio, para qualquer pessoa e em qualquer lugar».

Estão igualmente pensadas a realização do 2º Bootcamp em inglês e a angariação de startups estrangeiras para a incubadora. Atualmente, 25% dos empreendedores desta incubadora «já são oriundos de outros países».

 

 

A funcionar desde 2017 em instalações localizadas no Autódromo Internacional do Algarve, a StartUp Portimão «tem-se concretizado como uma aposta bem-sucedida do Município em termos de apoio ao empreendedorismo e no alavancar da inovação, contando neste momento com 20 startups incubadas (física e virtualmente), 80 por cento das quais na área das SmartCities».

Esta aceleradora «agrega mais de 45 parceiros regionais, nacionais e internacionais, que contribuem para que o ecossistema empreendedor seja cada vez mais uma realidade na região algarvia».
Nos últimos três anos, a Startup Portimão realizou 130 iniciativas e 200 horas de formação e tem «mais de 40 mentores, além de 13 alumni, contando atualmente com 26 postos de trabalho».

 



Comentários

pub