Greve dos trabalhadores do SUCH com 80% de adesão nos hospitais do Algarve

Hoje foi o primeiro dia de greve dos trabalhadores do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais

A adesão à greve dos trabalhadores do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) foi de cerca de 80%, nas unidades de Faro e Portimão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), durante o primeiro dia do protesto nacional.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve esta «forte adesão» à greve obrigou ao encerramento de vários serviços nos dois hospitais.

«No Hospital de Faro o bar esteve encerrado no turno da noite e no turno da manhã o bar está aberto mas as restantes áreas estão a funcionar apenas com os serviços mínimos, sendo que o refeitório também está encerrado», segundo o sindicato.

No Hospital de Portimão «os dois bares e o refeitório estão encerrados e os restantes serviços estão a funcionar só com os serviços mínimos».

Para o dia de amanhã, «que é o segundo e último dia desta greve», o sindicato perspetiva que adesão «irá ser maior».

Os trabalhadores do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais estão em greve para exigir aumentos salariais de 90 euros, redução do horário de trabalho para as 35 horas semanais, pagamento do subsídio de risco de 7% e pagamento do trabalho ao fim de semana, com mais 1 euro/hora.

Outras exigências dos trabalhadores são a «atualização do subsídio de refeição para 5,10 euros, a criação de um regime de 5 diuturnidades, com 20 euros cada, a atribuição de uma compensação extraordinária Covid-19, a criação de um complemento de doença e de acidentes, a realização dos testes de despistagem da Covid-19 e o reforço do quadro de pessoal».

 

 



Comentários

pub