Este ano, o Banho 29 de Lagos é assinalado nas redes sociais

A Câmara de Lagos diz que já está a trabalhar na edição de 2021

Foto de arquivo

A Festa do Banho 29, uma tradição de Lagos, não se realizará este ano, mas o município assinalará a data nas redes sociais. 

O tradicional banho do dia 29 de Agosto não decorrerá «como forma de prevenção do contágio da Covid-19 e para garantir a segurança de residentes e visitantes de Lagos», explica a Câmara Municipal.

Apesar de tudo, e sendo uma iniciativa com história em Lagos e parte integrante da identidade do concelho, esta tradição será assinalada na página de Facebook do município.

Em nota de imprensa, a «autarquia reforça que, mesmo sem a celebração do Banho 29, as normas e recomendações da Direção-Geral de Saúde devem ser cumpridas para quem se desloca às praias durante o dia e, neste caso, durante a noite».

Misto de tradição folclórica e de ritual que atravessa várias gerações, a crença popular refere que um banho na noite de 29 de Agosto vale por 29 banhos. Acredita-se que, durante o dia, o Diabo está à solta e este banho noturno nas águas de Lagos servia para purificar a alma daqueles que se deslocavam das aldeias para a costa nos seus burros e carroças.

As suas origens são incertas, mas acredita-se que remonta a antigos ritos de finais de Verão ou resultantes da herança árabe da região algarvia. A verdade é que esta herança perdurou até aos dias de hoje e é comum ver-se grupos animados de residentes, mas também de visitantes, que mantêm viva esta tradição ano após ano, não perdendo a oportunidade de dar o clássico mergulho de mar, à meia-noite, e que marca o ponto alto do evento.

A Câmara de Lagos diz, de resto, que já está a trabalhar na edição de 2021.

 

 



Comentários

pub