Alcoutim apoia IPSS do concelho no combate à Covid-19

«Esta é mais uma medida de apoio excecional do Município»

Foto de arquivo

A Câmara de Alcoutim decidiu, na reunião do passado dia 12 de Agosto, atribuir verbas às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para as ajudar nos custos acrescidos devido à necessidade de cumprir as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS). 

«Esta é mais uma medida de apoio excecional do Município às IPSS do concelho, que pretende apoiar o esforço financeiro imprevisto e acrescido na defesa da saúde dos seus utentes e funcionários, permitindo manter o reforçar as medidas de apoio que cumprem as regras da DGS», diz a Câmara de Alcoutim.

As IPSS abrangidas pelo protocolo são: Centro Paroquial de Vaqueiros, com uma comparticipação financeira de 10 mil euros, Centro Paroquial de Martim Longo (10 mil euros), Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim (15 mil euros), Associação de Solidariedade Social, Cultura, Desporto e Artes dos Balurcos, com 7.500 euros.

O Município tem vindo a reforçar as parcerias com as IPSS com valências de Centro de dia, Apoio Domiciliário e Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas tendo concretizado a realização de testes de rastreio Covid-19 em todas as instituições, a utentes e funcionários, assim como ofertando todo o equipamento de Proteção Individual que garante a proteção de utentes e funcionários, assim como criou uma Bolsa de Voluntários.

Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara de Alcoutim, diz que vivemos tempos «em que se torna imperioso e primordial o contributo das IPSS, enquanto prestadores de cuidados à população mais idosa, uma das mais vulneráveis a esta pandemia».

Comentários

pub