Tempo quente – mas menos – continua nos próximos dias

Hoje e amanhã, prevê-se aguaceiros, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada, no Norte e Centro

Foto de arquivo – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

O tempo quente vai continuar ao longo desta semana, com uma descida temporária de temperatura no dia 8, menos significativa em Trás-os-Montes e na Beira Alta, e uma subida gradual a partir de dia 9, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O período de tempo quente previsto deverá ter «temperaturas ligeiramente mais baixas, sendo no entanto de maior duração do que o período anterior (4 a 7 de julho), em que alguns locais do interior e sotavento algarvio registaram máximas entre 40 e 43°C», explica o IPMA.

Assim, durante os próximos dias, a temperatura máxima deverá variar entre 30 e 35°C na generalidade do território, com valores ligeiramente inferiores junto à faixa costeira (entre 25 e 30°C), e devendo atingir valores entre 35 a 40°C em algumas regiões do interior.

A partir da noite de quinta para sexta-feira (9 para 10), prevê-se também uma nova subida dos valores da temperatura mínima.

Os valores deverão variar entre 15 e 25°C, sendo mais elevados no interior e no Sotavento algarvio.

Os dias 8 e 9 serão marcados por instabilidade no interior Norte e Centro, com ocorrência de aguaceiros, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada.

Um anticiclone localizado sobre a região dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, em conjunto com uma depressão centrada no interior da Península e a aproximação de um vale em altitude, originam o transporte de uma massa de ar quente do norte de África com instabilidade no interior e subida de temperatura nos próximos dias.

 

 


Comentários

pub